Para já ainda ausente da Europa, a norte-americana Lucid Motors promete, no entanto, chegar, pronta para agitar o mercado dos veículos 100% elétricos. Isto, porque, segundo acaba de divulgar a entidade norte-americana responsável pelas autonomias, o modelo de estreia da marca californiana, o Air, consegue realizar 837 quilómetros com uma só carga!
Consagrado, do outro lado do Atlântico, pela Environmental Protection Agency (EPA), entidade responsável pela homologação das autonomia, como o veículo elétrico com maior autonomia do mercado, graças aos 668 km de autonomia oficiais, o Tesla Model S Long Range tem o seu reinado ameaçado. Isto, porque o rival Lucid Air acaba de ver oficializada uma autonomia superior... e por muitos mais quilómetros!
De resto e sobre o veículo utilizado na realização e apuramento da autonomia, a entidade governamental norte-americana revela ter sido uma unidade Lucid Air Dream Edition Range, equipada com jantes de 19 polegadas. Embora o mesmo carro, mas com jantes de 21", tenha, ainda assim, sido homologado com uma autonomia de 774 quilómetros. Ou seja, mais 106 km que o Tesla.
Já no que concerne à potência, a gama Dream Edition está, praticamente, no topo da oferta, ao anunciar 946 cv, ou seja, um pouco menos que o Tesla Model S Plaid, a prometer qualquer coisa como 1.127 cv. Potência que, ainda assim, acaba tendo as suas penalizações em termos de autonomia, com a versão equipada com jantes de 19" a prometer "apenas" 758 km, enquanto a de 20", fica-se pelos 726 km.
LEIA TAMBÉM
Lucid Air chega à Europa no final de 2021 ou em 2022? Eis a questão…
De resto, a Lucid já tem em comercialização, nos EUA, também uma outra variante do Air, denominada Grand Touring, e que, além de uma potência declarada de 811 cv, anuncia autonomias de 830 e 755 km. Mais uma vez, dependendo da dimensão das jantes escolhidas.
Ainda assim, importa salientar que, todas as seis variantes do Lucid Air surgem, a partir de agora, no topo da lista de veículos elétricos com maior autonomia, nos EUA.
Recordar que o Lucid Air foi projectado com uma arquitectura elétrica de 900V+ e, graças a esta solução, a prometer uma capacidade para repor até 483 quilómetros, com apenas 20 minutos de carga. No final da viagem, o modelo também pode devolver a energia que resta nas baterias, à rede elétrica.
Disponível, tanto com uma configuração de apenas um motor elétrico, como com dois, o Air tem na base uma enorme bateria de iões de lítio de 113 kWh.
Versão de topo já esgotou!
Já em produção, no estado norte-americano do Arizona, o modelo de estreia da Lucid Motors deverá ter a entrega das primeiras unidades aos clientes (norte-americanos), ainda este ano. Sendo que, neste momento, a versão de topo, Dream Edition, com um preço de 169 mil dólares (cerca de 143 mil euros, à cotação atual), está já esgotada.
Neste momento, os interessados num Lucid Air apenas poderão reservar a versão Grand Touring, com um preço inicial de 139 mil dólares (perto de 118 mil euros), ou então e caso lhes baste a versão de entrada, um Touring. Modelo proposto com dois níveis de potência - 629 e 487 cv - e preços a partir de 95.000 (80.400€) e 77.400 dólares (65.512€).
Seja como for, no caso destes dois últimos, a autonomia rondará sempre os 653 quilómetros.
Quanto a nós, europeus, pouco mais nos resta fazer, a não ser desejar que a Lucid Air chegue rapidamente, também, ao Velho Continente...