Depois da estreia no mercado norte-americano, a jovem fabricante de automóveis elétricos Lucid Motors acaba de divulgar os seus planos para a Europa, onde pretende começar a entregar as primeiras unidades da sua berlina de luxo Air, ainda em 2022. Neste caso, com promessas de autonomia a rondar os 900 km, mas também com preços acima dos 200 mil euros.
De resto e tal como já aconteceu do outro lado do Atlântico, a Lucid Motors promete estrear-se no Velho Continente com as mesmas duas variantes Range e Performance, daquele que é o seu modelo inaugural, a berlina de luxo Air. A qual chegará à Europa com a mesma versão com que foi lançada nos EUA, denominada Dream Edition.
"A expansão para a Europa e a decisão de oferecer o Lucid Air Dream Edition neste mercado, visa fortalecer não apenas a posição da Lucid como marca global, mas também a nossa missão de elevar os padrões da indústria dos veículos elétricos", comentou o vice-presidente para as Vendas e Serviços da Lucid Motors, Zak Edson.
Já sobre a versão europeia do Lucid Air Dream Edition, a marca norte-americana revelou que o elétrico apresentar-se-á com uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,7 segundos, assim como com uma autonomia estimada pelo próprio fabricante de 900 km, já segundo a norma WLTP. Sendo que o modelo traz ainda uma capacidade máxima de carregamento de 924V, a prometer carregamentos ainda mais rápidos…
A partir de 218 mil euros… na Alemanha
Tal como aconteceu nos EUA, também na Europa será disponibilizado um número limitado de unidades da versão de lançamento Dream Edition, a qual terá como preço indicativo de comercialização, na Alemanha, os 218 mil euros. Isto, ao passo que, nos Países Baixos, o PVP recomendado é de 222 mil euros.
LEIA TAMBEM
Com os EUA a arrancar. Lucid Motors promete entrar na Europa já em 2022
Já fora do espaço Euro, a mesma versão custará, na Suíça, 199 mil francos (pouco mais de 190 mil euros), enquanto, na Noruega, os preços começarão em um milhão 850 mil coroas, ou seja, perto de 183 mil euros.
Quanto a entregas, a Lucid Motors espera começar a fazer chegar o Air aos primeiros clientes europeus ainda durante o presente ano de 2022, embora e inicialmente, apenas nesta Dream Edition. Quanto às restantes Pure, Touring e Grand Touring, só serão disponibilizadas lá mais para a frente, com preços, no caso da versão de entrada (Pure), a rondar os 100 mil euros, em mercados como a Alemanha ou a Holanda.
Primeiro concessionário será em Munique
Entretanto e aproveitando a mesma ocasião, a Lucid anunciou que o seu primeiro Studio (nome dado pela marca aos seus concessionários) em solo europeu ficará localizado em Munique, na Alemanha. Mais precisamente, na Odeonplatz, com as portas a abrirem ao público já no próximo dia 13 maio.
Nos planos estão, ainda, a abertura de mais espaços noutros mercados europeus, como a Holanda, Noruega e Suíça, todos ainda durante o ano de 2022, com o fabricante a assumir o desejo de marcar presença em todos os mercados europeus considerados importantes.
Enquanto tal não acontece, os clientes de países como a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Mónaco, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, poderão fazer as suas reservas directamente no fabricante, mediante a efetivação de um depósito de 300€. Valor que, assegura também a Lucid Motors, é totalmente reembolsável, em caso de imprevistos.
Por outro lado e a pensar especificamente nos mercados do Reino Unido, a Lucid Motors garante estar já a trabalhar numa versão com volante à direita.