Depois da Volkwagen. Lotus também prepara despedimentos

Afinal, já não é apenas o Grupo Volkswagen que prepara um despedimento de trabalhadores. Segundo reconhece a Lotus, atualmente num processo de relançamento, as vendas estão muito abaixo do previsto, pelo que, na calha, está a despensa de cerca de 200 colaboradores.

Num ano que se anunciava de crescimento nas vendas, o anúncio de um prejuízo líquido de 202 milhões de dólares, pouco mais de 188 milhões de euros à taxa atual, no segundo trimestre de 2024, fez disparar os alarmes na Lotus Cars.

Segundo informações divulgadas pela própria empresa, num comunicado feito chegar à Auto Express, o resultado adverso vai obrigar o construtor, hoje em dia em mãos chinesas, a dispensar até 200 trabalhadores no Reino Unido. Isto, com o propósito de assegurar a “estrutura organizacional certa para garantir operações sustentáveis”, pode ler-se no documento.

De resto e ao mesmo tempo que prepara estes despedimentos, a Jaguar tem vindo a alinhar a sua produção com a diminuição na procura, tendo já reduzido as suas previsões em termos de entregas em mais de 50%. Passando-as das anteriores 26.000 unidades, para apenas 12.000.

No entanto e só durante os primeiros nove meses de 2024, a Lotus viu as suas vendas dispararem 134%, graças não somente às suas duas propostas elétricas, o SUV Eletre e a berlina Emeya, como também ao Emira a combustão. O qual, depois de um longo hiato de anos, começou a ser comercializado nos EUA.

Um mercado em mudança

Entretanto e numa altura em que os investidores aguardam já pelos resultados do terceiro trimestre, a companhia procura, igualmente, reajustar-se à diminuição do interesse do mercado em veículos elétricos de elevado desempenho, assim como ao recuperar do interesse dos consumidores em veículos a combustão.

Tendências que poderão levar, inclusivamente, a um atraso na recuperação do fabricante britânico, que, de resto, tem estado a preparar o lançamento de um hiperdesportivo elétrico, para já conhecido como Theory 1 Concept.

Quanto ao Type 135, um desportivo elétrico já anunciado e que é inspirado, precisamente, no Theory 1, tem estreia prevista para 2026, com as vendas a iniciarem-se apenas no ano seguinte.

Tudo isto, se as vendas da Lotus ganharem, efectivamente, o impulso desejado, rumo à desejada recuperação.