A 24 horas da apresentação. Lotus revela nome do seu SUV elétrico

Embora com apresentação agendada já para 29 de março, a Lotus não quis esperar mais e divulgou o nome do seu futuro SUV elétrico: Eletre.

Embora com apresentação agendada já para amanhã, dia 29 de março, a britânica Lotus não quis esperar mais e acaba de divulgar, através de um último teaser, o nome do seu futuro SUV... elétrico: Eletre.

Depois de vários rumores que apontavam no sentido do modelo poder vir a ostentar o apelido Lambda, eis que a Lotus Cars confirma, assim, a manutenção dos nomes iniciados por 'E'. Tradição que, no entanto, deverá ser uma das poucas a manter-se, num modelo recheado de estreias.

De resto e entre as novidades absolutas, destaque-se o facto do Eletre ser o primeiro Lotus a ser produzido na China, mais concretamente, na nova fábrica da Geely em Wuhan, sendo, igualmente, o primeiro EV da marca alvo de uma produção em massa. Isto, depois do hiperdesportivo Evija, cuja produção foi limitada a apenas 130 unidades.

https://youtu.be/_iWwDMZTYak

Ainda entre as estreia, o facto deste SUV inaugurar uma nova plataforma para veículos elétricos designados de modelos 'lifestyle', que, no caso deste Eletre, até aqui também conhecido pelo nome de código Type 135, deverá significar dimensões exteriores semelhantes às do Porsche Cayenne.

LEIA TAMBÉM
Lotus Emira First Edition recebe motor Mercedes-AMG com 364 cv

Aliás e ainda sobre a plataforma, a qual terá sido concebida para propostas EV com distâncias entre eixos que podem variar entre os 2.889 mm e os 3.100 mm, deverá contar com grandes baterias de capacidade até 120 kWh, cuja tecnologia de 800V deverá permitir carregamentos super-rápidos. Sendo que, os rumores falam igualmente na possibilidade do modelo possuir tracção integral, o que faz antever que possa contar com dois motores elétricos, dispostos sobre os eixos.

Finalmente e no que a potência diz respeito, o site Motor1 fala em valores entre os 608 e os 710 cv de potência, ainda que confrontados com aquele que também deverá ser o Lotus mais pesado de sempre.

À direita, uma das poucas imagens já divulgadas do futuro SUV da Lotus
À direita, uma das poucas imagens já divulgadas do futuro SUV da Lotus

A terminar, recordar apenas que, depois deste Eletre, a Lotus tem já previsto o lançamento, quer de um coupé de quatro portas, quer de um crossover mais pequeno, ao longo dos próximos dois anos. Ambos de propulsão exclusivamente elétrica.

Já para 2026, está agendada a apresentação de um novo desportivo, desenvolvido em parceria com a francesa Alpine.