Depois das "transformações" por que passou nos últimos tempo, a britânica Lotus parece, finalmente, no caminho do renascimento. A demonstrá-lo, o anúncio do lançamento, até 2026, de quatro novos modelos 100% elétricos, enquanto parte da nova estratégia Vision80.
Hoje em dia propriedade do gigante chinês Geely, construtor automóvel que já detém outras marcas europeias, como a Volvo ou, também, metade da Smart, a Lotus procura, agora e com a ajuda financeira do seu novo proprietário, regressar aos tempos de outrora. Embora e desta feita, já não impulsionada pela gasolina, mas na forma de uma marca 100% elétrica, de abrangência mundial.
Com a comemoração do seu 80.º aniversário no horizonte, mais concretamente, em 2028, a Lotus anuncia o primeiro passo nesta caminhada rumo à Mobilidade 100% Elétrica, com a promessa de lançamento de quatros novos modelos elétricos. Isto, a juntar ao já conhecido hiperdesportivo Evija e ao Emira, este último, o modelo que será também o último Lotus a envergar um motor exclusivamente de combustão.
Sobre os futuros modelos elétricos, a Lotus revela que, o primeiro, será um SUV zero emissões, a fabricar com base numa nova plataforma, denominada Lotus Premium Architecture, e que terá um posicionamento de "premium lifestyle vehicle". Sendo que, a apresentação, deverá ter lugar ao longo do próximo ano.
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Pouco mais se sabe sobre este novo modelo, embora a Lotus prometa, desde já, que será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h, em menos de três segundos. Isto, em resultado, também, da opção por packs de baterias que poderão variar entre os 92 e os 120 kWh, com a promessa, igualmente, de que exibirá "o sistema de carregamento de EV de alta velocidade de 800 volts mais avançado da indústria".
Após o lançamento daquele que será também o primeiro SUV na história da marca de Hethel, a promessa de um coupé de quatro portas, também ele totalmente elétrico, e cuja chegada ao mercado deverá acontecer em 2023.
Em 2024, a promessa da chegada de um segundo SUV, maior, e a que se seguirá, em 2026, a apresentação de um desportivo totalmente novo.
Com sede e fábrica em Wuhan
Entretanto e a par do anÚncio do lançamento destes novos modelos, todos eles baseados nas quatro plataformas já anunciadas pelo fabricante em abril último, a Lotus acaba de inaugurar, igualmente, uma nova infraestrutura em Wuhan, China, denominada Lotus Technologies.
Com conclusão anunciada para 2024, no local será erigida, ainda, uma nova fábrica, com uma pista de testes inteligente integrada, onde os veículos são transportados por veículos autónomos.
"Transformar a Lotus, de uma empresa de carros desportivos do Reino Unido, numa empresa de veículos de performance verdadeiramente global, é algo que sempre esteve no centro da Vision80", comenta o diretor administrativo da Lotus, Matt Windle. Acrescentando que, "o lançamento da Lotus Technologies é um marco importante no caminho para tornar este objectivo, uma realidade, ao mesmo tempo que segue os princípios inabaláveis da Lotus de puro desempenho, eficiência, sucesso no automobilismo e, acima de tudo, ser uma marca 'Para os Pilotos'."