Primeiro hiperdesportivo 100% elétrico na história da Lotus, não será, contudo, por isso, que o Lotus Evija deixará de exibir uma sonoridade à altura dos seus predicados. Pelo contrário, os engenheiros da marca britânica decidiram "equipar" o modelo com um "ronco" idêntico ao V8 Cosworth DFV que impulsionava o Lotus Type 49 F1 de 1967!
Agendado para o segundo semestre deste ano, o Lotus Evija é um puro elétrico, mas que os regulamentos de segurança impõem que emita alguma sonoridade, especialmente quanto a velocidades mais baixas, como forma de avisar dos peões da eminência da sua passagem. Sendo que, alguns fabricantes, estão já a optar por equipar os carros com barulhos artificiais, mesmo quando a velocidades mais altas, neste caso, como forma de acentuar e tornar mais visceral, a "experiência de condução".
No caso da Lotus e do Evija, a escolha do pequeno fabricante de desportivos de Norfolk, Grã-Bretanha, recaiu no produtor musical Patrick Patrikios, o qual já trabalhou com nomes grandes da música, como Britney Spears ou Sia, ou ainda em várias bandas sonoras para o cinema. Elegendo-o para que desenvolvesse uma série de sonoridades para o hiperdesportivo elétrico da marca.
Em declarações após a conclusão do desafio, Patrikios revelou que o objetivo passava por criar "uma paisagem sonora para o Evija que fosse reconhecível e distintamente Lotus". Motivo pelo qual a empresa decidiu usar a nota do motor V8 DFV do Lotus Type 49 como ponto de partida.
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"A verdade é que há uma certa pureza nesse V8, uma ponta crua e uma emoção que mexe com algo na alma", sentenciou Patrikios.
Contudo, o produtor musical também salientou que o Evija soará um pouco diferente desse V8, já que Patrikios pegou nessa nota do V8 e desacelerou-a até uma frequência muito próxima do barulho natural do sistema de propulsão elétrico do modelo.
"Eu ajustei as velocidades de reprodução e a filtragem digital do Type 49 para gerar uma paisagem sonora para o Evija. Foi um processo muito orgânico", comenta Patrick Patrikios, recordando que, "todos nós queríamos algo que despertasse uma conexão emocional entre o carro e o condutor. O som é extremamente influente quando se trata de criar e formar emoções, nomeadamente, para enriquecer esse vínculo que é uma parte crítica da experiência da Lotus."
A sonoridade produzida pelo produtor musical será agora utilizada como o som para o exterior, emitido pelo Evija, assim como base para outros sons produzidos na sequência de funções distintas, no carro.