Anunciado como o primeiro desportivo 100% elétrico da Lotus e com data de chegada às mãos dos primeiros clientes já no final deste ano, o Lotus Evija promete fazê-lo, com comportamento e acelerações surpreendentes. Ainda que, no tradicional 0-100 km/h, não prometa melhor que uns "discretos" seis segundos!
Numa altura em que propostas 100% elétricas futuras, como o há muito aguardado Tesla Roadster, o Rimac C_Two, ou o Pininfarina Battista, procuram colocar os adversários em sentido, anunciando acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos, a Lotus parece preferir apontar, com o seu primeiro desportivo elétrico, o Evija, a outras marcas... e rivais - mais precisamente, ao novo "galgo" de Rüsselsheim, o Bugatti Chiron Pur Sport.
Em declarações à Top Gear, o director de Produto da Lotus Gavan Kershaw deixou a garantia de que o Evija será capaz de atingir os 200 km/h em menos de seis segundos. Marca que dificilmente poderá ser considerada estonteante, até por estar ao alcance do Chiron Pur Sport e do seu W16 quadriturbo com 1500 cv.
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Assim, onde o Evija poderá vir a ser verdadeiramente imbatível, é na aceleração com o veículo já em andamento, com Kershaw a prometer, igualmente, que o elétrico da Lotus será capaz de atingir os 300 km/h, em menos de 3,2 segundos! Ou, dito de outra forma, menos metade dos 6,5s que o Bugatti leva a alcançar a mesma velocidade.
"Eu já conduzi alguns do carros de Fórmula 1 - até mesmo o T125 com 1.000 cv por tonelada - e são bastante brutais. No caso do Evija, tem tanta força na subida de regime, que é como andar em pista, e sentir a força toda nas costas a empurrar. É uma sensação óptima", afirma o director de Produto da Lotus.
Anunciado com um conjunto de seis modos de condução - City, Range, Tour, Sport, Track e Off -, Kershaw garante, assim, que o Evija proporcionará as mesmas sensações de um qualquer Lotus. Sendo que, o mesmo responsável, garante que, o comportamento em estrada, foi um dos aspectos em que a equipa mais se focou, durante o desenvolvimento do modelo...
Recorde-se que o Lotus Evija é impulsionado por um conjunto de quatro motores elétricos, que, em conjunto, anunciam uma potência máxima de 1.972 cv e um binário de 1.700 Nm.
Também aquando do primeiro anúncio, ainda em 2019, a Lotus garantiu ainda que o Evija chegaria ao mercado com uma autonomia a rondar os 400 km. No entanto, quando questionado, agora, pela Top Gear, sobre se poderia falar-se numa autonomia a rondar os 240 quilómetros, o director-executivo de engenharia Matt Windle, reconheceu que "é para esse objectivo que estamos a apontar, como mínimo".
"Queremos que as pessoas conduzam o carro e, para isso, temos de garantir-lhes uma autonomia razoável. No entanto, também sabemos que os clientes vão querer descobrir as capacidades, em termos de performance, esperando que não deixe de ser um Lotus", concluiu.