Lotus Evija promete aceleração de outro planeta. Em andamento.

Com data de chegada às mãos dos primeiros clientes já no final deste ano, o elétrico Lotus Evija promete acelerações surpreendentes... em andamento.

Anunciado como o primeiro desportivo 100% elétrico da Lotus e com data de chegada às mãos dos primeiros clientes já no final deste ano, o Lotus Evija promete fazê-lo, com comportamento e acelerações surpreendentes. Ainda que, no tradicional 0-100 km/h, não prometa melhor que uns "discretos" seis segundos!

Numa altura em que propostas 100% elétricas futuras, como o há muito aguardado Tesla Roadster, o Rimac C_Two, ou o Pininfarina Battista, procuram colocar os adversários em sentido, anunciando acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos, a Lotus parece preferir apontar, com o seu primeiro desportivo elétrico, o Evija, a outras marcas... e rivais - mais precisamente, ao novo "galgo" de Rüsselsheim, o Bugatti Chiron Pur Sport.

Em declarações à Top Gear, o director de Produto da Lotus Gavan Kershaw deixou a garantia de que o Evija será capaz de atingir os 200 km/h em menos de seis segundos. Marca que dificilmente poderá ser considerada estonteante, até por estar ao alcance do Chiron Pur Sport e do seu W16 quadriturbo com 1500 cv.

LEIA TAMBÉM
Evija é o novo super carro eléctrico da Lotus (vídeo)

Assim, onde o Evija poderá vir a ser verdadeiramente imbatível, é na aceleração com o veículo já em andamento, com Kershaw a prometer, igualmente, que o elétrico da Lotus será capaz de atingir os 300 km/h, em menos de 3,2 segundos! Ou, dito de outra forma, menos metade dos 6,5s que o Bugatti leva a alcançar a mesma velocidade.

"Eu já conduzi alguns do carros de Fórmula 1 - até mesmo o T125 com 1.000 cv por tonelada - e são bastante brutais. No caso do Evija, tem tanta força na subida de regime, que é como andar em pista, e sentir a força toda nas costas a empurrar. É uma sensação óptima", afirma o director de Produto da Lotus.

Lotus Evija

Anunciado com um conjunto de seis modos de condução - City, Range, Tour, Sport, Track e Off -, Kershaw garante, assim, que o Evija proporcionará as mesmas sensações de um qualquer Lotus. Sendo que, o mesmo responsável, garante que, o comportamento em estrada, foi um dos aspectos em que a equipa mais se focou, durante o desenvolvimento do modelo...

Recorde-se que o Lotus Evija é impulsionado por um conjunto de quatro motores elétricos, que, em conjunto, anunciam uma potência máxima de 1.972 cv e um binário de 1.700 Nm.

Lotus Evija

Também aquando do primeiro anúncio, ainda em 2019, a Lotus garantiu ainda que o Evija chegaria ao mercado com uma autonomia a rondar os 400 km. No entanto, quando questionado, agora, pela Top Gear, sobre se poderia falar-se numa autonomia a rondar os 240 quilómetros, o director-executivo de engenharia Matt Windle, reconheceu que "é para esse objectivo que estamos a apontar, como mínimo".

"Queremos que as pessoas conduzam o carro e, para isso, temos de garantir-lhes uma autonomia razoável. No entanto, também sabemos que os clientes vão querer descobrir as capacidades, em termos de performance, esperando que não deixe de ser um Lotus", concluiu.

Lotus Evija