O motor de entrada do Lotus Emira First Edition é um bloco Mercedes-AMG de 2,0 litros com 364 cv. As versões e preços do novo desportivo também já são conhecidos, estando prevista a entrega das primeiras unidades para o outono.
A Lotus revelou o novo Emira no Festival da Velocidade de Goodwood no ano passado, mas não avançou detalhes relativamente à motorização de entrada. O mistério ficou finalmente desfeito porque a marca britânica de automóveis desportivos, detida atualmente pelos chineses da Geely, acabou de anunciar que este novo modelo vai receber o bloco M139 da Mercedes-Benz, quatro cilindros de 2,0 litros, fornecido pela Mercedes-AMG.
Este motor turbo será disponibilizado na motorização de 364 cv (268 kW), potência abaixo do debitado por vários modelos da Mercedes-Benz, incluindo, por exemplo, o AMG A 45 S, em que bloco oferece 421 cv (310 kW).
A Lotus refere que este motor do M139 é uma versão feita sob medida e inclui um hardware desenhado para ajudar a sua integração na configuração de motor central. Mas a Lotus não explica porque perdeu cerca de 60 cv.
Provavelmente, a Lotus optou por uma motorização inferior para não "canabilizar" o mais potente V6 de 3,5 litros com supercompressor que também é proposto no Emira First Edition. Este propulsor de origem Toyota debita 405 cv (298 kW) e o mesmo binário de 420 Nm do motor de quatro cilindros da Mercedes-Benz. A Lotus associa o propulsor de 2,0 litros a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, transmitindo a potência e o binário às rodas traseiras.
Chega no outono… ao Reino Unido
O Emira First Edition será comercializado com jantes de liga ultra-leve forjadas de 20 polegadas com acabamento premium de dois tons. A Lotus vai disponibilizar jantes prateadas ou pretas brilhantes sem custo adicional. Atrás das rodas encontram-se pinças duplas de travão com pintura em vermelho, preto, amarelo ou prateado. Estas cores combinam com as seis cores de carroçaria disponíveis: Seneca Blue, Magma Red, Hethel Yeloww, Dark Verdant, Shadow Gray e Nimbus Gray.
Para o habitáculo são propostas sete cores, acabamentos em cromado, luz ambiente branca, bancos elétricos aquecidos com 12 possibilidades de regulação, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, entre outras comodidades.
O equipamento do Emira First Edition inclui Drivers Pack, Design Pack e Convenience Pack, opções de suspensão e pneus, vidro escurecido, sensores de estacionamento, entre outros.
LEIA TAMBÉM
Preços e versões. Lotus Emira chega a prometer 4,2s nos 0-100 km/h
Em termos de preços, o Lotus Emira First Edition com motor de quatro cilindros será proposto, no Reino Unido, a partir de 77.500 euros, enquanto o V6 custará 83.800 euros. As reservas arrancam em abril, estando previsto a entrega das primeiras unidades para o outono.
Por sua vez, a versão de entrada de quatro cilindros do Emira estará disponível na primavera de 2023, enquanto a variante V6 também chegará um pouco antes, em janeiro.