Momento que representa, igualmente, o fim de uma era, a Lotus acaba de anunciar o ponto final na produção dos modelos Elise, Exige e Evora, na fábrica de Farewell, Reino Unido. O futuro chama-se Emira...
O anúncio do fim da produção dos três modelos que constituíam, até aqui, o cerne da gama da Lotus, foi feito numa altura em que a marca britânica de Norfolk se prepara para dar início às mudanças necessárias na fábrica de Ethel, para começar a produzir o novo desportivo, Emira.
Para trás, fica, no entanto, um percurso de 26 anos, ao longo dos quais a fábrica de Farewell produziu um total de 51.738 carros. Número que, diga-se, é quase metade do total de carros produzidos pela marca britânica, desde que foi fundada, por Colin Chapman, em 1948.
Na base deste número, surgem os três modelos que a Lotus lançou durante estes 26 anos, a começar no Elise Series 1, introduzido em 1996. E a que se seguiu, em 2000, o lançamento do mais desportivo Exige, e, finalmente, em 2009, a estreia do mais civilizado Evora.
O peso das versões especiais... e dos modelos não-Lotus
Finalmente e a contribuir igualmente para este resultado, as inúmeras derivações e versões especiais de qualquer um dos modelos e que foram sendo lançadas ao longo dos anos. Sendo que, só a plataforma para carros pequenos que serviu de base, tanto ao Elise, como ao Exige, acabou sendo utilizada, não apenas em derivações como o 340R, o Europa, 2-Eleven e 3-Eleven, como também em modelos de outros construtores automóveis, como o Opel Speedster e Tesla Roadster.
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Aliás, esta mesma plataforma serviu de base ao hiperdesportivo norte-americano Hennessey Venom GT, proposta da qual foram produzidas apenas 13 unidades e que serviu de antecessor para o actual Venom F5. Embora e no caso específico do GT, a plataforma tenha sido fortemente modificada, para corresponder às necessidades do hiperdesportivo americano.
Contabilizando todas estas soluções, a plataforma da Lotus acabou dando origem a um total de 56.618 veículos de outras marcas.
Já dos três modelos que compuseram a gama, o fabricante produziu 35.124 unidades do Elise, 10.497 unidades do Exige e 6.117 unidades do Évora.
Despedida a três...
Quanto à despedida, foi feita com o trio que surge nas fotos e do qual faz parte um Elise Sport 240 Final Edition amarelo, um Exige Cup 430 Verde Heritage Racing e um Evora GT430 Sport Cinza Escuro Metálico. Unidades que, refira-se, não chegarão às mãos de qualquer cliente, uma vez que a marca britânica pretende preservá-las no seio da sua colecção.
Entretanto e a caminho, está já o mais recente desportivo da marca, o Emira, cuja entrada em produção está prevista para a próxima primavera. E na mesma fábrica onde o hiperdesportivo 100% eléctrico e de produção limitada, Evija, também será montado.
Finalmente, a marca hoje em dia detida pela chinesa Geely tem, ainda, previsto, aumentar o seu portfólio, com o lançamento de um SUV elétrico, mas que será produzido na nova fábrica de Wuhan, na China.