O fim de uma era. Lotus despede-se dos modelos Elise, Exige e Evora

Momento que representa o fim de uma era, a Lotus acaba de anunciar o ponto final na produção dos modelos Elise, Exige e Evora em Farewell.

Momento que representa, igualmente, o fim de uma era, a Lotus acaba de anunciar o ponto final na produção dos modelos Elise, Exige e Evora, na fábrica de Farewell, Reino Unido. O futuro chama-se Emira...

O anúncio do fim da produção dos três modelos que constituíam, até aqui, o cerne da gama da Lotus, foi feito numa altura em que a marca britânica de Norfolk se prepara para dar início às mudanças necessárias na fábrica de Ethel, para começar a produzir o novo desportivo, Emira.

Para trás, fica, no entanto, um percurso de 26 anos, ao longo dos quais a fábrica de Farewell produziu um total de 51.738 carros. Número que, diga-se, é quase metade do total de carros produzidos pela marca britânica, desde que foi fundada, por Colin Chapman, em 1948.

O trio que marca a despedida daquela que era, até aqui, a gama da Lotus
O trio composto pelos modelos Evora, Elise e Exige que marca a despedida daquela que era, até aqui, a gama da Lotus

Na base deste número, surgem os três modelos que a Lotus lançou durante estes 26 anos, a começar no Elise Series 1, introduzido em 1996. E a que se seguiu, em 2000, o lançamento do mais desportivo Exige, e, finalmente, em 2009, a estreia do mais civilizado Evora.

O peso das versões especiais... e dos modelos não-Lotus

Finalmente e a contribuir igualmente para este resultado, as inúmeras derivações e versões especiais de qualquer um dos modelos e que foram sendo lançadas ao longo dos anos. Sendo que, só a plataforma para carros pequenos que serviu de base, tanto ao Elise, como ao Exige, acabou sendo utilizada, não apenas em derivações como o 340R, o Europa, 2-Eleven e 3-Eleven, como também em modelos de outros construtores automóveis, como o Opel Speedster e Tesla Roadster.

LEIA TAMBÉM
Preços e versões. Lotus Emira chega a prometer 4,2s nos 0-100 km/h

Aliás, esta mesma plataforma serviu de base ao hiperdesportivo norte-americano Hennessey Venom GT, proposta da qual foram produzidas apenas 13 unidades e que serviu de antecessor para o actual Venom F5. Embora e no caso específico do GT, a plataforma tenha sido fortemente modificada, para corresponder às necessidades do hiperdesportivo americano.

O Lotus Elise Sport 240 Final Edition
O Lotus Elise Sport 240 Final Edition

Contabilizando todas estas soluções, a plataforma da Lotus acabou dando origem a um total de 56.618 veículos de outras marcas.

Já dos três modelos que compuseram a gama, o fabricante produziu 35.124 unidades do Elise, 10.497 unidades do Exige e 6.117 unidades do Évora.

Despedida a três...

Quanto à despedida, foi feita com o trio que surge nas fotos e do qual faz parte um Elise Sport 240 Final Edition amarelo, um Exige Cup 430 Verde Heritage Racing e um Evora GT430 Sport Cinza Escuro Metálico. Unidades que, refira-se, não chegarão às mãos de qualquer cliente, uma vez que a marca britânica pretende preservá-las no seio da sua colecção.

O Lotus Exige Cup 430 Heritage Racing
O Lotus Exige Cup 430 Heritage Racing

Entretanto e a caminho, está já o mais recente desportivo da marca, o Emira, cuja entrada em produção está prevista para a próxima primavera. E na mesma fábrica onde o hiperdesportivo 100% eléctrico e de produção limitada, Evija, também será montado.

Finalmente, a marca hoje em dia detida pela chinesa Geely tem, ainda, previsto, aumentar o seu portfólio, com o lançamento de um SUV elétrico, mas que será produzido na nova fábrica de Wuhan, na China.