A Lotus revela a edição de despedida dos modelos Elise e Exige. Para acabar em grande, a marca britânica dotou-os com um equipamento mais completo e aumentou-lhes a potência. Uma placa assinala que se tratam dos últimos modelos da "antiga" Lotus, já que a "nova" vai ser elétrica.
Já aqui tínhamos dado conta que a Lotus se preparava para terminar a produção dos modelos Elise, Exige e Evora já este ano, sendo substituídos por um novo desportivo que está a ser desenvolvido sob o nome de código "Type 131".
A marca britânica, detida pelos chineses da Geely, não só já confirmou essa notícia como agora acaba de revelar as versões de despedida dos modelos Elise e Exige, apresentados ao mercado como "Final Edition".
De acordo com a Lotus, o Elise Final Edition e o Exige Final Edition vão disponibilizar a lista de equipamento exterior e interior mais extensa de sempre nestes modelos. Isto significa que serão as versões mais bem equipadas dos bilugares desportivos britânicos desde o lançamento original do Elise em 1996 e quatro anos depois do Exige.
Cores evocam "velhos tempos"
Estes modelos vão ser propostos com um leque de cores da carroçaria icónicos, que evocam os "velhos tempos", como o Azure Blue utilizado há 25 anos quando a Lotus divulgou as primeiras imagens do Elise de produção.
As opções incluem ainda o Racing Green como evocação do protótipo apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 1995 ou o Black, alusivo ao Campeonato Autobytel Lotus Elise.
O novo Elise Sport 240 Final Edition vem substituir o Elise Sport 220. O motor "supercharged" de 1,8 litros desenvolve uma potência máxima de 240 cv, isto é, mais 23 cv do que a versão anterior, e disponibiliza um binário de 244 Nm.
A marca anuncia aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. As novas jantes de antracite de dez raios pesam menos meio quilograma do que o antecessor, ao abrigo de uma dieta que pode incluir painéis opcionais em fibra de carbono.
Num nível acima, a Lotus propõe o Elise Cup 250 Final Edition que recebe um conjunto de apêndices aerodinâmicos e um equipamento ainda (naturalmente) mais completo, não faltando os amortecedores desportivos bilstein e as barras estabilizadoras ajustáveis. Este modelo também pode vir com painéis em fibra de carbono (também opção), permitindo reduzir o peso em vazio (e sem combustível) a 931 kg.
Exige disponível em três opções
No que se refere ao Exige, a gama é constituída por três variantes: Sport 390, Sport 420 e Cup 430. Todas contam com novos equipamentos, novas jantes, novas cores da carroçaria e autocolantes. Além disso, todas as versões Final Edition possuem uma placa indicando que são os últimos automóveis da "antiga" Lotus. Este trio partilha um motor V6 de 3,5 litros "supercharged", de origem Toyota.
O Exige Sport 390 vem substituir o anterior 350 e o nome indica o acréscimo de potência de 47 cv para um total de 397 cv. A Lotus reivindica uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 277 km/h num carro que pesa apenas 1138 kg,
O Exige Sport 420 é o sucessor do Sport 410 e conta com mais 10 cv para disponibilizar o Exige de estrada mais rápido de sempre. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 3,3 segundos neste desportivo com motor de 420 cv que pesa apenas 1110 kg. A lista de equipamento de série é bastante completa, não faltando as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras da Elbach até aos travões AP Racing com pinças de quatro pistões.
LEIA TAMBÉM
Adeus, combustão. Lotus vai ser uma marca de veículos elétricos
O modelo mais radical desta gama é o Exige Cup 430 Final Edition, que está direcionado para as pistas. O motor de 430 cv permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,2 segundos de 280 km/h. A inclusão de painéis em fibra de carbono e jantes ultra-leves de 17 polegadas à frente e 18 polegadas atrás permitiu reduzir o peso para apenas 1110 kg.
Preços já são conhecidos
Os preços de referência destes Final Edition para a zona Euro também já são conhecidos. Antes de impostos, o Elise Sport 240 e Elise Cup 250 são propostos por 47.479 euros e 53.750 euros.
Quanto ao Exige Sport, a versões 390 e 420 estão disponíveis a partir de 67.151 euros e 83.610 euros, respetivamente. Já a versão Cup 430 pode ser adquirida por um valor a partir de 108.403 euros. Voltamos a recordar que estes preços não incluem os impostos praticados em Portugal como o ISV e o IVA.
Quanto a Evora, a Lotus refere que também irá receber uma edição especial ainda este ano para assinalar deste modelo. Será de referir que a produção combinada destes três modelos foi de aproximadamente 55 mil unidades.