Mais potente e barato! Lotus Eletre quer combater Lamborghini Urus

A Lotus acaba de lançar o seu primeiro SUV elétrico, Eletre, que se assume como um concorrente do Lamborghini Urus, embora este último não

A Lotus acaba de lançar o seu primeiro SUV elétrico, Eletre, que se assume como um concorrente do Lamborghini Urus, embora este último não seja elétrico. Entre os seus argumentos destaque para uma linha motriz mais potente e um preço bastante mais baixo. Será que a fórmula resulta?

O Lotus Eletre SUV, que assinala a reinvenção da histórica marca britânica como marca de automóveis desportivos elétricos, vai ser o SUV elétrico com dois motores mais rápido do mundo.

A versão topo de gama, denominada Eletre R, recebe uma linha motriz elétrica que desenvolve uma potência combinada de 905 cv (675 kW) e um binário de 985 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos (2,95 s para sermos exatos) e alcançar uma velocidade máxima de 265 km/h. A bateria de 112 kWh, por sua vez, permite percorrer até 490 quilómetros entre carregamentos. 

https://youtu.be/dr3MvXkb7UQ

A Lotus refere que o carregador de bordo está preparado para receber carregamentos com uma potência até 420 kW, o que na teoria significa que seria possível recuperar entre 10 a 80% da capacidade em 20 minutos.

Equipamento sofisticado

O equipamento de série inclui suspensão pneumática ativa, vetorização de binário, grelha dianteira frontal, luzes LED e jantes de 22". O interior recebe assentos com regulação elétrica, carregador de smartphone por indução e ar condicionado com quatro zonas.

O Lotus Eletre conta ainda com compatibilidade com AppleCar Play e Android Auto, assim como um sistemas de audio com 15 colunas, um sistema de infoentretenimento com ecrã de 15,1" e assistência à condução com tecnologia LIDAR.

O SUV é o primeiro de quatro modelos elétricos que devem ser lançados até 2025 pela marca britânica detida pelos chineses da Geely.

LEIA TAMBÉM
Com mais de 600 cv. Lotus Cars apresenta o SUV elétrico Eletre

O Eletre tem as mesmas dimensões exteriores do Lamborghini Urus Performante - 5,11 metros de comprimentos, 2,13 de largura e 1,63 metros de altura - mas é mais espaçoso, graças à maior distância entre-eixos. Por outro lado, custa metade.

Enquanto o SUV da Lotus tem um preço a partir de 150.990 euros, o SUV da Lamborghini está disponível, em Itália, a partir de 218.488 euros. O motor desenvolve uma potência inferior, 666 cv, mas consegue alcançar uma velocidade máxima de 306 km/h.

Nova plataforma

A plataforma do Eletre é totalmente nova, tendo sido criada pela Lotus em vez de ser uma adaptação de uma existente da Geely.

Isto significa que a arquitetura em alumínio, que poderá ser aplicada em modelos mais pequenos ou maiores, terá de ser usada extensivamente para compensar o investimento. 

Denominada Electric Premium Architecture (EPA), o seu design em estilo de prancha é facilmente adaptável não só a modelos de diferentes dimensões, mas também motores elétricos, desenho dos componentes e tecnologias inteligentes de assistência à condução.