Hoje em dia em mãos chinesas, o outrora fabricante automóvel inglês Lotus Cars acaba de entregar a primeira unidade do seu novo SUV elétrico, Eletre. Entrega feita a um cliente chinês, em pleno Circuito Internacional de Xangai, numa cerimónia também de comemoração dos 75 anos da marca.
Hoje em dia uma divisão do Lotus Group sedeado em Wuhan, na China, o fabricante agora conhecido como Lotus Technology deu, assim, mais um passo na afirmação da "nova" Lotus. A qual, com a venda ao também chinês Zhejiang Geely Holding Group, assumiu, também, como objectivo último, abandonar a combustão e tornar-se uma marca exclusivamente elétrica.
De resto e exactamente com esse objectivo em mente, a Lotus apresentou, ainda em 2022, o seu primeiro modelo 100% elétrico, um SUV de nome Eletre. O qual, produzido na China e agora a chegar ao mercado local, também deverá acabar por desembarcar na Europa, lá mais para o final de 2023, assim como nos EUA e outros mercados globais, dentro cinco anos, afiança o fabricante.
"O Eletre é um elemento crucial no nosso plano de transformar a Lotus numa marca verdadeiramente global de automóveis elétricos", afirma o CEO da Lotus Technology, Qingfeng Feng, acrescentando que "somos pioneiros na descarbonização de automóveis de luxo e a entrega do Eletre veio demonstrar a nossa capacidade de liderar a transição energética e direccionar a indústria para um futuro mais sustentável".
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Vale a pena recordar que a Lotus Technology chegou a afirmar, no final de janeiro último, ter recebido mais de cinco mil encomendas para o SUV elétrico, provenientes de todo o mundo. Isto, apesar dos testes com o veículo, na Alemanha, só terem começado em fevereiro de 2023.
Eletre, o SUV de dois motores mais veloz no mundo
O Eletre deverá chegar aos mercados com duas soluções de trem de força, ambas elétricas, com as versões de entrada e S a optarem por um sistema de tracção apenas traseira e com o único motor elétrico a debitar 612 cv e 710 Nm, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5s.
Já a versão de topo, Eletre R, dispõe de tracção às quatro rodas, graças a uma configuração de dois motores elétricos, que, com uma potência combinada de 918 cv e um binário de 985 Nm, promete ser, graças também a uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,95s e uma velocidade máxima de 265 km/h, o SUV elétrico de dois motores mais rápido do mundo. Já que suplanta, inclusivamente, o Tesla Model X Plaid, cuja velocidade máxima se fica pelos 262,3 km/h.
Ambas as versões utilizam, de série, uma bateria de 112 kWh, que no Eletre/Eletre S garante uma autonomia WLTP de 599 km, ao passo que, no Eletre R, chega aos 489 km.
Referir, ainda, que o SUV elétrico da Lotus recorre a uma arquitectura elétrica própria de 800V, a permitir potências de carregamento até 420 kW, o que também faz com que demore apenas cerca de 20 minutos a repor a energia entre os 10 e os 80%, quando utilizando um carregador rápido.
Finalmente, o modelo promete, também, Nível 4 de condução autónoma, além de anunciar o primeiro sistema LiDAR destacável no mundo. Mas precisamente, eleva-se do tejadilho, quando ativado.
A partir de 95.990 euros... na Alemanha
Com um preço de 828 mil yuan na China, o Lotus Eletre está previsto ser comercializado no Reino Unido, por valores a partir de 89.500 libras. Já na Europa Continental e mais concretamente na Alemanha, a promessa é de um preço base de 95.990 euros.