A Lotus acaba de lançar uma divisão de projectos especiais. Baptizada Lotus Advanced Performance, irá trabalhar, não só no desenvolvimento de modelos de produção limitada, mas também na personalização, a partir do zero, de modelos de produção.
Numa altura em que vários fabricantes de superdesportivos contam com uma divisão de operações e projectos especiais, destinada à concepção ou personalização de modelos à imagem dos clientes, a Lotus dá também este passo, anunciando a criação da Lotus Advanced Performance.
Para tal, o pequeno fabricante britânico apoia-se na experiência do antigo director do departamento Q da Aston Martin, Simon Lane. Que, fica, assim, à frente de uma divisão que passa a ser responsável por criar carros "para clientes que não pretendem nada do que temos e que querem algo totalmente diferente", explicava, sobre este tipo de departamentos, o mesmo responsável, numa entrevista pela Autocar, ainda em 2021.
Ainda que os detalhes sobre a Lotus Advanced Performance ainda não tenham sido divulgados na íntegra, também, aqui, as prioridades de Lane deverão ser as mesmas.
O antigo responsável pela divisão que criou modelos como o Aston Martin V12 Speedster, fala de uma oportunidade para desenvolver "os Lotus mais exclusivos e entusiasmantes, abraçando um futuro eléctrico empolgante", mas sem descurar o passado ilustre da marca.
LEIA TAMBÉM
O fim de uma era. Lotus despede-se dos modelos Elise, Exige e Evora
O novo departamento deverá especializar-se no desenvolvimento de projectos especiais, tais como hipercarros e carros de produção limitada. Aliás, foi já revelada uma imagem de um projecto futuro que poderá ficar a cargo desta divisão e que, ainda que não haja mais detalhes, aparenta ser baseada nos monolugares da Lotus da década de 70.
Encarregue de unidades e experiências personalizadas
A Lotus Advanced Performance ficará também encarregue das edições limitada de modelos como o Emira ou o Type 132, este último, o primeiro SUV na história da marca e, nesta altura, ainda por lançar.
Existirá, ainda, um serviço de pintura e de adereços exteriores personalizados, similar aos serviços 'Exclusive Manufaktur' e 'Paint to sample' que a Porsche oferece.
Outra das prioridades da nova divisão será a organização de um leque de experiências para os clientes, tais como visitas à fábrica, ou ainda a expansão da Lotus Driving Academy. Não apenas na icónica pista de testes em Hethel, mas também noutras pistas espalhadas pelo mundo.
Segundo Lane, "a equipa da Lotus Advanced Performance e eu temos algumas ideias fantásticas e verdadeiramente inovadoras, com interesse tanto para fãs mais jovens, como mais velhos da marca. Assim como para aqueles em busca de experiências únicas e de oportunidades para colecção".