Saiba o que é o líquido de refrigeração e os cuidados a ter

Para o motor de um veículo de combustão funcionar corretamente precisa de utilizar líquido de refrigeração e que tem a função de o manter

Para o motor de um veículo de combustão funcionar corretamente precisa de utilizar líquido de refrigeração, o qual tem a função de o manter à temperatura ideal, arrefecendo-o sempre que começa a aquecer. Saiba mais sobre este fluido tão importante para uma longa vida útil do motor.

O líquido de refrigeração é um elemento fundamental para que o motor de um veículo funcione perfeitamente e durante muito tempo, permitindo mantê-lo sempre a uma temperatura ideal na ordem dos 90ºC.

Os motores de combustão podem aquecer muito. Se for em excesso as consequências poderão graves e dispendiosas, que podem passar pela junta da cabeça queimada ou até mesmo gripar.

Assim, quando o motor começa a aquecer, o líquido de refrigeração irá arrefecê-lo, absorvendo o calor do propulsor.

Além disso, o líquido de refrigeração não serve apenas para arrefecer o motor, mas também ajuda a evitar a corrosão das peças do motor ou a evitar as formações de depósitos de calcário. 

O líquido de refrigeração também tem uma função de anti-congelante, isto é, evita que congele a baixas temperaturas, mantendo-o sempre no estado líquido. Se ocorrer a congelação deixará de haver uma boa refrigeração e o motor sofrerá, podendo mesmo avariar.

Líquido de refrigeração diferente de anti-congelante

Apesar de ter uma função anti-congelante não se deverá confundir líquido de refrigeração com líquido anti-congelante. Embora muitas pessoas chamam de líquido anti-congelante ao líquido de refrigeração, existem diferenças, pelo que não é bem a mesma coisa.

O líquido anticongelante é constituído por aditivos e etilenoglicol. Por sua vez, o líquido de refrigeração tem na sua composição água destilada, aditivos e etilenoglicol. Isto significa que é composto por água destilada e por anticongelante. Este último tem a função de evitar a solidificação dos compostos. Dependendo da percentagem de anticongelante no líquido refrigerante também é diferente a resistência a temperaturas mais ou menos baixas.

Apesar do líquido de refrigeração ter água na sua constituição deve-se ter algumas precauções. A mais importante é que nunca se deve usar água da torneira porque tens restos de sal, calcário e outros depósitos que podem corroer o motor. 

Se não houver outra hipótese para além de usar água, esta deve ser destilada, mas deve-se sempre ter presente que os princípios da congelação e da evaporação não são os mesmos. A água evapora a mais de 100ºC e congela a menos de 0ºC. Além disso, se a água congelar, vai expandir-se e ocupar mais espaço, podendo danificar alguns elementos do motor. 

Intervalos de mudança

Para que mantenha todas as suas propriedades, o líquido de refrigeração deve ser substituído a cada 40 mil quilómetros ou de dois em dois anos.

A prudência manda que se vá controlando a cada 10.000 ou 20.000 quilómetros para verificar se está sujo ou não, se o nível do líquido se manteve estável ou se baixou muito, sendo que neste caso é indício de alguma fuga no sistema de refrigeração.

Será de referir que não se devem utilizar líquidos de refrigeração diferentes porque caso contrário irá formar-se uma pasta que irá obstruir o circuito e provocar uma avaria.

LEIA TAMBÉM
Dicas para viajar com crianças este Verão

Caso seja necessário substituir o líquido de refrigeração terá de se esvaziar bem o circuito dos restos do líquido antigo, antes de voltar a repor.

Existem vários tipos de líquidos de refrigeração: orgânicos, inorgânicos, híbridos, anticorrosivos ou anticongelantes. Mesmo assim, a informação relativa ao líquido de refrigeração recomendado pelo fabricante poderá ser encontrado no livro de manutenção.