Numa altura em que arranca a produção do Lightyear 0, apresentado como o primeiro veículo elétrico (EV) do mercado a energia solar, o pequeno fabricante neerlandês acaba de anunciar, no CES 2023, o seu segundo modelo, o Lightyear 2. Agora, com a ambição de "democratizar a condução elétrica solar", já a partir de 2025.
Apresentado, para já, apenas através de uma série de imagens, mais ou menos difusas, dadas a conhecer durante o Consumer Electronics Show (CES) que atualmente decorre em Las Vegas, EUA, a verdade é que a ainda jovem Lightyear não se limitou a apresentar o seu segundo modelo que aproveita a luz do sol para recarregar as baterias.
Pelo contrário, a empresa anunciou, igualmente e desde já, a abertura de uma lista de espera, para todos aqueles que se queiram candidatar a receber um dos primeiros Lightyear 2. Isto, apesar do modelo só estar previsto para 2025... e do fabricante contar já, segundo o próprio fez questão de revelar, com uma carteira com cerca de 21.000 pré-encomendas, provenientes de alguns parceiros, como é o caso das empresas de leasing ou renting LeasePlan, MyWheels, Arval e Athlon.
Aliás e numa altura em que arrancou com a produção do seu modelo de estreia, o Lightyear 0, na fábrica Valmet Automotive, localizada na Finlândia, a ajudar a justificar este suposto forte interesse no novo modelo, surge a promessa de que será consideravelmente mais barato que o primeiro, até para ajudar a "democratizar a condução elétrica com recurso à energia do sol", refere a empresa.
Assim e ao passo que o Lightyear 0 é esperado nos mercados com um preço de entrada a rondar os 250 mil euros, o Lightyear 2 deverá ser proposto no patamar dos 40.000 euros.
LEIA TAMBÉM
Sabe qual o automóvel de produção mais aerodinâmico da atualidade? É o Lightyear 0
Ainda de acordo com o fabricante, o novo modelo tem chegada prevista aos mercados da Europa, Reino Unido e Estados Unidos da América, em 2025, na forma de um SUV de cinco lugares, com "amplo espaço para bagagem".
Exclusivamente elétrico, o modelo deverá oferecer, ainda, uma autonomia na ordem dos 800 quilómetros, embora e graças à ajuda da energia solar, este valor possa mesmo duplicar, garante a Lightyear. Como, é algo que o fabricante não explica
Amigo da sustentabilidade e das redes elétricas sobrecarregadas
Em declarações proferidas na apresentação do 2, o CEO e co-fundador da Lightyear, Lex Hoefsloot, deixou a garantia de que o modelo "acelerará a nossa missão de oferecer mobilidade limpa para todos, em todos os lugares", ao mesmo tempo que defendeu que "este é o primeiro veículo elétrico que permite aos consumidores priorizar a sustentabilidade, sem comprometer a funcionalidade."
Segundo o mesmo responsável, "ao aproveitar o poder do sol, o Lightyear 2 eleva a experiência de condução totalmente elétrica, ao mesmo tempo que reduz a dependência de redes elétricas sobrecarregadas. Na verdade e embora o Lightyear 2 exija menos da rede elétrica que um veículo elétrico convencional, ele também consegue funcionar de forma inversa, fornecendo energia limpa à rede elétrica."
Aliás e de regresso ao mundo das promessas, a empresa neerlandesa garante que, comparado com um veículo elétrico convencional, o Lightyear 2 exigirá três vezes menos carga, assim como menos 50% de custos de operação e menos 50% de emissões de CO2 durante a vida útil.