Com um arrasto aerodinâmico de apenas 0.175, o elétrico Lightyear 0 passou a ser o detentor do título de automóvel de produção mais aerodinâmico da atualidade.
Os holandeses da Lightyear mandaram o seu primeiro veículo, o O, para o túnel de vento e os resultados são impressionantes. O veículo elétrico tem um arrasto aerodinâmico de apenas 0.175, tornando-o no veículo de produção mais aerodinâmico da atualidade.
O valor foi confirmado nos túneis de vento FKFS em Estugarda, na Alemanha, e o teste foi realizado ao abrigo do protocolo WLTP (World Harmonized Light Vehicle Test Procedure). Estes resultados são particularmente impressionantes em comparação com outros veículos.
O Jeep JL Wrangler, por exemplo, tem um arrasto aerodinâmico de 0,454, o que apesar da sua volumetria até não é mau, considerando que o Dodge Viper RT de 1996 tem um Cd de 0.45. Passando aos desportivos mais recentes, o Lexus LFA (com a asa em baixo) rwm um Cd de 0.31.
Aerodinâmica otimiza eficiência
Para sermos honestos, os automóveis desportivos nem sempre são tão aerodinâmicos como se possa imaginar devido à carga aerodinâmica que tentam gerar. Mesmo os veículos elétricos mais modernos têm algumas dificuldades em obter valores abaixo de 0,2, embora alguns não fiquem muito longe como o Tesla Model S original com 0,24, o Model 3 com 0.23, o Lucid Air 0.21 e o Mercedes-Benz EQS com 0.20.
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Na verdade, o Lightyear 0 é quase tão aerodinâmico como o protótipo Mercedes-Benz EQXx, que tem um Cd de 0.170.
Como ficou provado, a redução da carga aerodinâmica é extremamente importante para melhorar a eficiência dos veículos elétricos, cuja autonomia é penalizada durante longos trajetos em autoestrada. Segundo a Lightyear, manter o arrasto baixo e a carga aerodinâmica elevada é equilíbrio muito importante e difícil de alcançar,
A combinação do baixo arrasto aerodinâmico e dos painéis solares contribuem para a elevada autonomia do Lightyear One que pode chegar aos 625 quilómetros em ciclo WLTP. Em condições normais poderá recuperar até 70 quilómetros de autonomia por dia graças à energia solar.
A elevada eficiência e o carregamento solar não sai barata. O preço do Lightyear O, que começa a ser produzido daqui a dois meses, começa nos 250 mil euros.