Drive by Wire. Quando a eletrónica substitui as ligações mecânicas

As ligações mecânicas entre componentes dos automóveis como acelerador, travagem ou direção poderão ser substituídas pela eletrónica.

As ligações mecânicas entre componentes dos automóveis como acelerador, travagem ou direção poderão ser substituídas pela eletrónica. Bem-vindos ao novo mundo do Drive by Wire.  

Os sistemas convencionais de comando do acelerador, da travagem e mesmo da direção poderão vir a ser substituídos num futuro não tão longínquo quanto isso pela eletrónica. Tratam-se dos sistemas "by Wire".

No caso, por exemplo, do "throttle by wire", isto aplica-se à gestão do acelerador, onde a ligação direta mecânica entre o pedal e o motor é substituída por uma interface eletrónica. 

Ao contrário da ligação mecânica convencional, no sistema "throttle by wire", o sinal do pedal do acelerador é transmitido eletronicamente através de cabos até ao motor, assegurando um controlo mais preciso e ajustado do rendimento do propulsor.

Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador, um sinal elétrico viaja através dos cabos até ao motor, ditando a quantidade de combustível e ar a fornecer para conseguir a aceleração pretendida.

Esta ligação eletrónica dispensa a necessidade de componentes mecânicos, proporcionando uma maior eficiência e capacidade de resposta. Isso obriga à inclusão de uma unidade eletrónica específica que se dedica a esta única tarefa. Em conjunto com os sistemas Brake by Wire e Drive by Wire, em que o princípio é semelhante, e todo o sistema de eletrónica dos veículos elétricos, o resultado traduz-se numa viatura recheada de unidades eletrónicas de controlo.  

Principais vantagens

A transição do Throttle by wire apresenta várias vantagens, destacando-se a precisão no controlo do acelerador, proporcionando uma condução mais suave e eficiente, diminuindo ainda a possibilidade de perda do domínio do veículo devido a um problema mecânico. 

Ao prescindir dos componentes mecânicos diminui a necessidade de manutenção associada aos sistemas tradicionais, contribuindo para a fiabilidade a longo prazo e para a redução de custos.

Apesar da adoção do throttle by wire abrir novas possibilidades também levanta desafios. O principal poderá ser a fiabilidade porque uma anomalia no sistema poderia afetar o rendimento do motor.

Assim, à semelhança de outros sistemas "by Wire", a implementação de sistemas de proteção e a redundância apresentam-se como soluções para mitigar estes riscos.

Norma do futuro

Num cenário futuro, os veículos elétricos e aqueles que utilizam combustíveis alternativos poderão receber a tecnologia Drive by Wire. A capacidade de integrar sistemas eletrónicos avançados permitirá uma adaptabilidade e uma eficiência sem precedentes.

LEIA TAMBÉM
Revisão do carro. Cinco dicas para que não tenha de pagar a mais

No caso do acelerador elétrico, muitas das ações de aceleração de um veículo elétrico já dependem totalmente de sistemas eletrónicos que devem comportar-se segundo a ação exercida sobre o pedal. 

Por esse motivo, o acelerador eletrónico deverá ser uma realidade generalizada a curto prazo. Na verdade deverão surgir primeiro os veículos com aceleração por cabo do que veículos com sistemas de travagem eletrónica, atendendo à importância de um componente tão importante para a segurança da condução.