As ligações mecânicas entre componentes dos automóveis como acelerador, travagem ou direção poderão ser substituídas pela eletrónica. Bem-vindos ao novo mundo do Drive by Wire.
Os sistemas convencionais de comando do acelerador, da travagem e mesmo da direção poderão vir a ser substituídos num futuro não tão longínquo quanto isso pela eletrónica. Tratam-se dos sistemas "by Wire".
No caso, por exemplo, do "throttle by wire", isto aplica-se à gestão do acelerador, onde a ligação direta mecânica entre o pedal e o motor é substituída por uma interface eletrónica.
Ao contrário da ligação mecânica convencional, no sistema "throttle by wire", o sinal do pedal do acelerador é transmitido eletronicamente através de cabos até ao motor, assegurando um controlo mais preciso e ajustado do rendimento do propulsor.
Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador, um sinal elétrico viaja através dos cabos até ao motor, ditando a quantidade de combustível e ar a fornecer para conseguir a aceleração pretendida.
Esta ligação eletrónica dispensa a necessidade de componentes mecânicos, proporcionando uma maior eficiência e capacidade de resposta. Isso obriga à inclusão de uma unidade eletrónica específica que se dedica a esta única tarefa. Em conjunto com os sistemas Brake by Wire e Drive by Wire, em que o princípio é semelhante, e todo o sistema de eletrónica dos veículos elétricos, o resultado traduz-se numa viatura recheada de unidades eletrónicas de controlo.
Principais vantagens
A transição do Throttle by wire apresenta várias vantagens, destacando-se a precisão no controlo do acelerador, proporcionando uma condução mais suave e eficiente, diminuindo ainda a possibilidade de perda do domínio do veículo devido a um problema mecânico.
Ao prescindir dos componentes mecânicos diminui a necessidade de manutenção associada aos sistemas tradicionais, contribuindo para a fiabilidade a longo prazo e para a redução de custos.
Apesar da adoção do throttle by wire abrir novas possibilidades também levanta desafios. O principal poderá ser a fiabilidade porque uma anomalia no sistema poderia afetar o rendimento do motor.
Assim, à semelhança de outros sistemas "by Wire", a implementação de sistemas de proteção e a redundância apresentam-se como soluções para mitigar estes riscos.
Norma do futuro
Num cenário futuro, os veículos elétricos e aqueles que utilizam combustíveis alternativos poderão receber a tecnologia Drive by Wire. A capacidade de integrar sistemas eletrónicos avançados permitirá uma adaptabilidade e uma eficiência sem precedentes.
LEIA TAMBÉM
Revisão do carro. Cinco dicas para que não tenha de pagar a mais
No caso do acelerador elétrico, muitas das ações de aceleração de um veículo elétrico já dependem totalmente de sistemas eletrónicos que devem comportar-se segundo a ação exercida sobre o pedal.
Por esse motivo, o acelerador eletrónico deverá ser uma realidade generalizada a curto prazo. Na verdade deverão surgir primeiro os veículos com aceleração por cabo do que veículos com sistemas de travagem eletrónica, atendendo à importância de um componente tão importante para a segurança da condução.