Lexus. Vendas mundiais caíram 6% em 2020 devido à pandemia

Também ela atingida pelos efeitos da pandemia de coronavírus, a Lexus acaba de anunciar uma queda nas vendas, em 2020, de 16%, face a 2019.

Também ela atingida pelos efeitos da pandemia de coronavírus que tem fustigado o globo, a Lexus, marca de luxo do construtor japonês Toyota Motor Corporation, acaba de anunciar uma queda nas vendas, em 2020, de 6%, face ao ano anterior. Isto, apesar do bom desempenho comercial conseguido pelo primeiro modelo 100% elétrico da marca, o UX 300e.

Comentando os resultado comerciais alcançados em 2020, a Lexus destaca o forte impacto da pandemia de COVID-19 durante o primeiro semestre de 2020, traduzindo num recuo das vendas na ordem dos 16%, relativamente ao primeiro semestre de 2019, com a marca a conseguir recuperar ligeiramente no segundo semestre, de julho a dezembro, com um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tendo a marca terminado o ano com um total de 718.715 unidades comercializadas.

Falando de modelos, a Lexus destaca as prestações do ES e RX, bem como a gama LC, esta última, impulsionada pelo lançamento do novo LC Cabrio.

LEIA TAMBÉM
Chega em Março. Primeiro Lexus elétrico já tem preço

Igualmente em bom plano, esteve, segundo a marca de luxo, o crossover UX 300e, o primeiro modelo 100% elétrico da Lexus, e que, apenas em 2021, terá um ano completo de vendas.

Finalmente, já no final do ano passado, alguns mercados receberam ainda uma versão renovada do topo de gama da marca, o LS.

China em forte crescimento, Europa em queda

Numa abordagem por regiões, a Lexus destaca as vendas anuais acumuladas na China, as quais marcaram um recorde histórico (223.650 unidades, mais 11% face a 2019), ao passo que na Europa, a marca somou um total de 70.814 veículos vendidos, alcançando uma quota de mercado premium recorde de 2,3%. Além de ter alcançado, pela primeira vez, 3% na venda a clientes particulares; isto, mesmo com as vendas a caírem 19%.

Aqui, o principal volume de vendas da Lexus advém da sua gama SUV - RX, NX, UX, GX e LX -, com vendas combinadas de 57.833 veículos, o que equivale a 81% do volume total.

De salientar ainda que as vendas de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 96% das vendas da Lexus na Europa Ocidental e Central.

Portugal mantém aposta

Finalmente e no que concerne a Portugal, mercado que não deixou de ser afectado pela pandemia, a Lexus deixa apenas a garantia de que continuará a "forte aposta" no nosso país, nomeadamente, alargando a sua rede de concessionários.