Chega em Março. Primeiro Lexus elétrico já tem preço

O primeiro Lexus 100% elétrico, o UX 300e, começa a ser vendido em Portugal em março mas já pode ser encomendado. Preços a partir de 52 500€

O primeiro Lexus 100% elétrico começa a ser vendido em Portugal em março mas a marca está já a aceitar encomendas. O UX300e, com 204 cv de potência e 315 km de autonomia (WLTP) tem preços a partir de 52 500€

O mais luxuoso dos SUV compactos recebe agora uma versão 100% elétrica.

O Lexus UX300e conserva intactas as principais características da versão híbrida, nomeadamente as dimensões que permitem uma utilização urbana despreocupada e um arranjo interior caracterizado pela qualidade dos materiais e pela decoração sofisticada.

O equipamento é também idêntico mas é notório o reforço dos dispositivos que têm como missão disponibilizar-nos o máximo de informação para uma condução mais eficiente.

Fortemente tecnológico, o Lexus UX 300e procura oferecer o máximo de informação para um condução mais eficiente
Fortemente tecnológico, o Lexus UX 300e procura oferecer o máximo de informação para um condução mais eficiente

Ainda em destaque no interior o aumento do espaço disponível para pernas no banco traseiro, mas a altura ao tejadilho foi ligeiramente reduzida, sem causar constrangimentos mesmo a indivíduos mais altos.

Estas duas situações estão relacionadas com as alterações na arquitetura, principalmente ao nível da plataforma. Se o motor elétrico ocupa muito menos espaço comparativamente ao de combustão, já a distribuição das células que formam a bateria ao longo do piso explicam a ligeira redução do espaço em altura.

Embora compacto nas dimensões exteriores, o UX 300e ainda consegue oferecer 367 litros de capacidade de carga na bagageira
Embora compacto nas dimensões exteriores, o UX 300e ainda consegue oferecer 367 litros de capacidade de carga na bagageira

De saudar é o facto de a opção realizada não comprometer o espaço para bagagem (367 litros) e permitir baixar o centro de gravidade, ao mesmo tempo que assegura uma perfeita distribuição do peso, fatores essenciais para a dinâmica, uma das preocupações centrais deste projeto, tal como o conforto a bordo.

Eficaz

Com uma ampla experiência no domínio da eletrificação da mobilidade e uma liderança clara no capítulo da tecnologia híbrida, a Lexus tem, assim, todas as condições para potenciar esses conhecimentos na sua primeira proposta 100% elétrica.

O Lexus UX 300e prima por um desempenho ágil e confortável
O Lexus UX 300e prima por um desempenho ágil e confortável

Para esta incursão naquele que muitos garantem ser o "território" do futuro no que à mobilidade diz respeito a Lexus utilizou, como já dissemos, o seu SUV mais compacto.

LEIA TAMBÉM
Lexus. CT, IS e RC não resistem aos SUV na Europa

A unidade de gestão de energia, que é um dos segredos da eficácia da versão híbrida, foi aperfeiçoada mas mais importante é o recurso a um motor elétrico de 150 Kw (204 cv) e 300 Nm de binário colocado na frente.

A tração é naturalmente dianteira, estando disponíveis três modos de condução: Sport, Normal e Eco. O primeiro é responsável por assegurar as capacidade dinâmicas anunciadas (7.5 segundos para a aceleração de 0-100 km/h), enquanto o último privilegia a economia, que anuncia um consumo de 17,1 kW aos 100 km (valores WLTP).

O primeiro SUV 100% elétrico da Lexus beneficia de um motor elétrico de 204 cv e 300 Nm de binário, posicionado à frente
O primeiro SUV 100% elétrico da Lexus beneficia de um motor elétrico de 204 cv e 300 Nm de binário, posicionado à frente

Ainda de acordo com o ciclo de homologação mais exigente, a autonomia anunciada é de 315 km (410 km no ciclo urbano), garantida por uma bateria cuja capacidade máxima é de 54,3 kWh.

Por questões de custos e peso, a refrigeração da bateria é a ar, solução que alcança os objetivos referidos e reduz os custos mas penaliza a performance de carga que fica limitada a 50 kW.

Segundo a marca, com efeito, a bateria demora 23 horas a carregar nas todas domésticas, mas numa wallbox de 8,8 kW precisa de 8 horas para alcançar 80% da capacidade. Já nos carregadores rápidos (máximo 50 kW), para obtermos a mesma percentagem de capacidade bastam 50 minutos.

O pack de baterias do UX 300e anuncia uma capacidade máxima de 54,3 kWh
O pack de baterias do UX 300e anuncia uma capacidade máxima de 54,3 kWh

Segundo os responsáveis da Lexus com quem conversámos, o recurso a uma bateria de capacidade média é uma opção consciente que leva em conta os custos e o peso mas, também, como nos referiu Pascal Ruisch, presidente da Lexus Europa, a quilometragem média diária percorrida pela grande maioria dos condutores europeus. "Levando tudo isso em conta, creio que fizemos a melhor opção".

Ágil e confortável, o Lexus UX 300e conserva as principais características que estão a ditar a boa carreira comercial deste modelo em toda a parte.

Em Portugal em março de 2021

A chegada a Portugal das primeiras unidades do Lexus UX 300e está prevista para março mas a marca está já a aceitar encomendas uma vez que a disponibilidade no primeiro ano estará condicionada pela forte procura que o primeiro Lexus 100% elétrico está já a registar.

O preço do Lexus UX 300e começa, em Portugal, nos 52 500 euros para aversão Executive + mas é importante destacar que, para as empresas, a dedução do IVA permite um preço de 42 860€.