O primeiro Lexus 100% elétrico começa a ser vendido em Portugal em março mas a marca está já a aceitar encomendas. O UX300e, com 204 cv de potência e 315 km de autonomia (WLTP) tem preços a partir de 52 500€
O mais luxuoso dos SUV compactos recebe agora uma versão 100% elétrica.
O Lexus UX300e conserva intactas as principais características da versão híbrida, nomeadamente as dimensões que permitem uma utilização urbana despreocupada e um arranjo interior caracterizado pela qualidade dos materiais e pela decoração sofisticada.
O equipamento é também idêntico mas é notório o reforço dos dispositivos que têm como missão disponibilizar-nos o máximo de informação para uma condução mais eficiente.
Ainda em destaque no interior o aumento do espaço disponível para pernas no banco traseiro, mas a altura ao tejadilho foi ligeiramente reduzida, sem causar constrangimentos mesmo a indivíduos mais altos.
Estas duas situações estão relacionadas com as alterações na arquitetura, principalmente ao nível da plataforma. Se o motor elétrico ocupa muito menos espaço comparativamente ao de combustão, já a distribuição das células que formam a bateria ao longo do piso explicam a ligeira redução do espaço em altura.
De saudar é o facto de a opção realizada não comprometer o espaço para bagagem (367 litros) e permitir baixar o centro de gravidade, ao mesmo tempo que assegura uma perfeita distribuição do peso, fatores essenciais para a dinâmica, uma das preocupações centrais deste projeto, tal como o conforto a bordo.
Eficaz
Com uma ampla experiência no domínio da eletrificação da mobilidade e uma liderança clara no capítulo da tecnologia híbrida, a Lexus tem, assim, todas as condições para potenciar esses conhecimentos na sua primeira proposta 100% elétrica.
Para esta incursão naquele que muitos garantem ser o "território" do futuro no que à mobilidade diz respeito a Lexus utilizou, como já dissemos, o seu SUV mais compacto.
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A unidade de gestão de energia, que é um dos segredos da eficácia da versão híbrida, foi aperfeiçoada mas mais importante é o recurso a um motor elétrico de 150 Kw (204 cv) e 300 Nm de binário colocado na frente.
A tração é naturalmente dianteira, estando disponíveis três modos de condução: Sport, Normal e Eco. O primeiro é responsável por assegurar as capacidade dinâmicas anunciadas (7.5 segundos para a aceleração de 0-100 km/h), enquanto o último privilegia a economia, que anuncia um consumo de 17,1 kW aos 100 km (valores WLTP).
Ainda de acordo com o ciclo de homologação mais exigente, a autonomia anunciada é de 315 km (410 km no ciclo urbano), garantida por uma bateria cuja capacidade máxima é de 54,3 kWh.
Por questões de custos e peso, a refrigeração da bateria é a ar, solução que alcança os objetivos referidos e reduz os custos mas penaliza a performance de carga que fica limitada a 50 kW.
Segundo a marca, com efeito, a bateria demora 23 horas a carregar nas todas domésticas, mas numa wallbox de 8,8 kW precisa de 8 horas para alcançar 80% da capacidade. Já nos carregadores rápidos (máximo 50 kW), para obtermos a mesma percentagem de capacidade bastam 50 minutos.
Segundo os responsáveis da Lexus com quem conversámos, o recurso a uma bateria de capacidade média é uma opção consciente que leva em conta os custos e o peso mas, também, como nos referiu Pascal Ruisch, presidente da Lexus Europa, a quilometragem média diária percorrida pela grande maioria dos condutores europeus. "Levando tudo isso em conta, creio que fizemos a melhor opção".
Ágil e confortável, o Lexus UX 300e conserva as principais características que estão a ditar a boa carreira comercial deste modelo em toda a parte.
Em Portugal em março de 2021
A chegada a Portugal das primeiras unidades do Lexus UX 300e está prevista para março mas a marca está já a aceitar encomendas uma vez que a disponibilidade no primeiro ano estará condicionada pela forte procura que o primeiro Lexus 100% elétrico está já a registar.
O preço do Lexus UX 300e começa, em Portugal, nos 52 500 euros para aversão Executive + mas é importante destacar que, para as empresas, a dedução do IVA permite um preço de 42 860€.