A rondar os 450 km. Lexus UX 300e evolui e ganha maior autonomia

O primeiro crossover 100% elétrico da Lexus, o UX 300e, acaba de anunciar uma atualização, que traz nova bateria, a prometer maior autonomia.

A Lexus acaba de anunciar um reforço de argumentos no seu crossover 100% elétrico de entrada, o UX 300e, com a principal novidade a residir numa nova bateria, de maior capacidade, a prometer maior autonomia. Mas que, infelizmente e tal como as restantes novidades, só estará disponível na Europa a partir da próxima Primavera.

Ainda assim e segundo anuncia, em comunicado, a marca de luxo da Toyota, a introdução desta nova bateria, a prometer uma capacidade consideravelmente maior do que a solução atual, na ordem dos 72,8 kWh, deverá permitir um aumento de 40% na autonomia WLTP anunciada. Ou seja, mais de 450 quilómetros com uma só carga, nos veículos equipados com jantes de 17".

Vale a pena recordar que, a versão atual do UX 300e, com uma bateria de 54,3 kWh, tem homologada uma autonomia máxima de 400 quilómetros, valor obtido ainda segundo a norma NEDC.

O Lexus UX 300e ganha uma nova bateria de 72,8 kWh, capaz de garantir uma autonomia de 450 km
O Lexus UX 300e ganha uma nova bateria de 72,8 kWh, capaz de garantir uma autonomia de 450 km

Depois e par deste ganho, a atualização do pequeno crossover traz ainda um reforço da rigidez estrutural, conseguida com o acréscimo de 20 novos pontos de soldadura nas laterais e portas traseiras, assim como novos amortecedores desportivos Yamaha no eixo traseiro, cuja regulação é específica desta versão elétrica, além de um reajuste do sistema de assistência elétrica na direcção.

Melhor infotainment, maior bem-estar a bordo

Já no capítulo do design, a introdução das mesmas alterações estéticas previstas para as versões com motores de combustão e anunciadas como Model Year 2023, assim como e já no habitáculo, do novo sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 12,3 polegadas, de resolução mais alta e gráficos mais nítidos.

LEIA TAMBÉM
Lexus UX. Atualização da gama estreia versão 250h Sport

Igualmente novo é o posicionamento dos comandos de accionamento do aquecimento dos bancos dianteiros, que passou para o lado direito da manche da caixa de velocidades, ficando assim mais acessíveis, sendo que, junto aos porta-copos, foram também colocadas duas novas portas USB-C, ficando o carregador sem fios na vertical.

Ainda segundo a Lexus, a iluminação ambiente em LED passou a constar, igualmente, da parte superior do tablier, sendo que o fabricante fala, ainda e também no domínio do bem-estar a bordo, numa diminuição dos ruídos aerodinâmicos e de rolamento, de forma a tornar o habitáculo mais silencioso.

O renovado Lexus UX 300e ganha igualmente algumas novidades no habitáculo, visando o bem-estar dos ocupantes
O renovado Lexus UX 300e ganha igualmente algumas novidades no habitáculo, visando o bem-estar dos ocupantes

Chega com a Primavera

Quanto a entregas, a marca de luxo da Toyota avança que o renovado UX 300e deverá começar a chegar aos concessionários na Europa, apenas durante a próxima Primavera. Motivo pelo qual não existem ainda preços definidos.