Lexus UX. Atualização da gama estreia versão 250h Sport

O SUV compacto da Lexus foi renovado e passa a contar com uma nova versão UX 250h Sport, caraterizada por um design exterior desportivo

O SUV compacto da Lexus foi renovado e passa a contar com a nova versão UX 250h Sport, caraterizada por um design exterior desportivo, inspirado no nível de equipamento F Sport. As principais novidades estão, porém, no habitáculo, que foi extensivamente revisto. E já era altura!

O renovado Lexus UX 250h já está disponível para encomenda no mercado nacional e conta com várias melhorias ao nível da carroçaria que se destinam a aumentar a sua rigidez, assim como da tampa da bagageira.

Mas é no interior que podem ser encontradas as principais novidades, destacando-se os modernos sistemas multimedia de oito ou doze polegadas com tecnologia tátil, em substituição do anterior controlo "trackpad".

Segundo a Lexus, o próprio ecrã tátil foi movido 143 mm para a frente no painel de bordo, estando agora mais próximo do condutor. Os grafismos também estão mais nítidos e o ecrã de 12,3 possui navegação integrada.

O novo sistema de reconhecimento de voz inclui a opção de recurso ao assistente de bordo "Hey Lexus", que utiliza os comandos de voz para fazer chamadas telefónicas, para operar o sistema de áudio e de controlo da temperatura ambiente, ou pesquisas através do sistema. 

No espaço da consola central, onde anteriormente estava localizado o trackpad multimédia, estão agora os controlos que regulam a temperatura dos bancos dianteiros. A consola central conta, também, com uma zona iluminada na frente do painel de controlo do ar condicionado, com espaço para acomodar um smartphone de grandes dimensões.

Nova versão Sport

Com a renovação da gama UX foi introduzido o nível de equipamento Sport em substituição da anterior Special Edition, que disponibiliza o kit desportivo do F Sport, tornando-o mais acessível.

O UX Sport adota a grelha fusiforme F SPORT, com um padrão em malha Lexus L, ao que acrescenta o acabamento em preto e o contorno cromado na parte inferior, que acentua a largura da frente do UX. 

Além disso apresenta o mesmo padrão nas zonas que abrigam os faróis de nevoeiro e as luzes de presença no pára-choques dianteiro do F Sport, com contrastantes contornos cromados em forma de L. O párachoques traseiro também traz um design específico do F Sport, com spoiler de teto preto e pormenores na moldura de contorno das luzes.  

As jantes de liga leve F Sport de 18 polegadas possuem um design de 10 raios e um acabamento metalizado escuro.

Os pormenores e especificações da versão Sport incluem, ainda bancos em pele tahara, aquecimento dos bancos dianteiros, ar condicionado automático bi-zona com tecnologia para purificação do ar Nanoe- X®, câmara traseira, limpa para-brisas automático, faróis LED com Sistema de Máximos Automático, barras de tejadilho cromadas, arcos das rodas na cor preta e emblema Lexus "F".

UX F Sport também revisto

Igualmente revisto foi o nível de equipamento F Sport, que passa a contar no habitáculo com o novo ecrã multimédia de 12,3 polegadas. No capítulo técnico também existem novidades destacando-se a Suspensão Variável Adaptativa (AVS) e os tirantes de desportivos dianteiros e traseiros, componentes que contribuem para uma superior dinâmica e para uma resposta mais firme, mantendo a qualidade e a suavidade da condução, em vários tipos de estrada.

O sistema de controlo AVS foi ajustado para que haja uma transição perfeita durante o reforço de amortecimento quando as condições assim o exigirem, e para que esta mudança não interfira de forma abrupta no comportamento do veículo. O ajuste do sistema também reduziu a vibração das frequências alta e média.

LEIA TAMBÉM
Lexus UX250h Executive+. Competência híbrida em ambiente premium

A sensibilidade da condução foi melhorada com uma nova junta rígida entre a parte superior do suporte da caixa de direção e a suspensão. Com base nesta rigidez adicional, a força de amortecimento foi ajustada de forma a atingir um desempenho ideal.

Linha motriz híbrida

No capítulo mecânico, a versão híbrida do UX não sofreu alterações. O UX 250h está equipado com um motor a gasolina de 2,0 litros, que funciona no ciclo Atkinson, e um motor elétrico elétrico, oferecendo uma potência combinada de 184 cv e um binário de 190 Nm.

Por outro lado, o desempenho dos sistemas de assistência à condução do UX foram aperfeiçoados. Assim, o Sistema de Pré-Colisão, equipado com o Sistema de Segurança Pré-Colisão em Cruzamento (ITA - Intersection Turning Assist), para tornar mais seguras as manobras, surge associado ao sistema de Segurança Pré-Colisão com assistência de emergência à direção (ESA - Emergency Steering Assist), para ajudar o condutor a desviar-se de obstáculos, sem sair da sua faixa de rodagem. 

O Cruise Control Adaptativo reduz a velocidade em curva, ajustando-a automaticamente para se adequar ao raio da curva, na estrada.

Quanto a preços, o Lexus UX 250h está disponível a partir dos 48.500 euros. A nova versão Sport pode ser adquirida a partir de 49.900 euros.