[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_White_Int_30.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_Blazing_Carnelian_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_Blazing_Carnelian_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_Blazing_Carnelian_03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_Blazing_Carnelian_04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_White_Int_17.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_White_Int_20.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_White_Int_22.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019_Lexus_UX_250h_White_Int_24.jpg] Com uma sólida experiência no fabrico de SUVs, NX e RX dispensam apresentações, a Lexus acaba de entrar no apetecível segmento dos crossover compactos. Medindo 4,5 metros de comprimento, o Lexus UX acerta em cheio num dos segmentos mais populares do mercado europeu, apontando diretamente a rivais como o Audi A3 ou o BMW X1. Plena de arestas e linhas angulosas, a carroçaria combina o estilo com a função, com todos os perfis a desempenharem um papel ativo na aerodinâmica. Menos funcional é a utilização do espaço, onde os 2,64 metros de distância entre eixos não deixam mais do que 320 litros para a bagageira e limitam o espaço para as pernas dos passageiros da fila traseira. Como um origami, o interior é marcado pela complexidade dos perfis. Sempre de qualidade superior, as diferentes combinações de materiais realçam a mestria e o cuidado da montagem. Irrepreensível. Em plena era digital, a oferta de ecrãs é bastante completa. Do painel de instrumentos, simples ou com núcleo central móvel ao estilo do LFA, ao ecrã do tablier, passando pelo head-up display de grandes dimensões, há muito por onde escolher. A utilização do touchpad da consola central continua a não reunir consenso. Há mais botões de atalho, mas a respetiva utilização durante a condução continua a ser pouco intuitiva. Em Portugal o novo Lexus UX está disponível com a motorização híbrida 250h. Versão melhorada pela Lexus da motorização utilizada no Toyota Corolla, o sistema combina um bloco de dois litros e quatro cilindros a gasolina, com dois motores elétricos apara desenvolver 184 cv, mais quatro que o Corolla. A condução é tranquila, como se pretende de um híbrido pensado para o dia-a-dia. O trem epicicloidal tem um funcionamento mais agradável, só se fazendo ouvir em acelerações fortes. Instalada sob o banco traseiro, a bateria cerca de um quilómetro de autonomia EV, que a gestão eletrónica utiliza preferencialmente nos arranques e situações de trânsito congestionado. O sistema híbrido permite ao Lexus UX 250h homologar uma média ponderada no ciclo WLTP de 5,3 l/100 km, correspondentes a emissões de 120 g/km. Graças ao empurrão dos motores elétricos, precisa de apenas 8,5 segundos para arrancar até aos 100 km/h. Sendo um híbrido sem pretensões desportivas, a velocidade máxima não vai além dos 177 km/h. https://youtu.be/9VgGqnjz-s4