A Lexus vai deixar de comercializar três dos seus modelos na Europa - CT, IS e RC - que não resistiram ao sucesso dos SUV na Europa. Só o LS continuará disponível, apesar das vendas fracas.
Três dos modelos comercializados há tempo pela Lexus na Europa - CT, IS e RC - vão deixar de estar disponíveis quando se esgotar o stock. Nenhum deles ainda está em produção desde o verão deste ano e a marca não tenciona fazê-los regressar à linha de montagem.
O sucesso dos SUV no Velho Continente teve como reverso da moeda uma diminuição abrupta das vendas destes três modelos. Por outro lado, a Lexus está fortemente apostada numa ofensiva de produto no segmento dos SUV e dos crossover, pelo que optou pela descontinuação do CT, IS e RC.
Em declarações ao Autonews, uma fonte da Lexus referiu que a decisão foi baseada na evolução do portefólio da marca. "Se olharmos para as vendas da Lexus e a tendência do mercado verificamos que a evolução está nos SUV".
Vendas em queda dos não-SUV
Na verdade, os números demonstram que os modelos não SUV da marca são os que menos vendem. Na Europa, o hatchback CT, que é o modelo mais antigo da marca em comercialização, registou vendas de apenas 2344 unidades entre janeiro e agosto deste ano, uma diminuição de 35% face a igual período do ano passado.
Por sua vez, as vendas do sedan IS foram de apenas 1101 unidades nos primeiros oito meses de 2020, enquanto o RC encontrou 422 novos clientes.
Comparativamente, as vendas de crossovers e SUV da Lexus são bastante melhores. O UX foi o modelo mais vendido da marca no Velho Continente com 10.291 unidades matriculadas nos primeiros oito meses de 2020. Seguiram-se o NX, com 7739 unidades e o RX - o maior SUV da marca - com 3474 unidades.
LEIA TAMBÉM
Novo Lexus IS 2021 apresenta-se mais excêntrico
Atendendo a estes números não deixa de ser surpreendente que a Lexus pretenda continuar a vender o seu topo de gama LS na Europa e apesar do volume de vendas marginal de apenas 58 unidades entre janeiro e agosto do ano em curso.
"O LS é a nossa referência. Apesar dos números reduzidos é um valor que oferece muita inovação e ajuda a construir uma forte imagem da marca", adiantou a fonte da Lexus.