O Lexus RZ 450e, o primeiro automóvel elétrico de raiz produzido pela divisão de luxo da Toyota, ocupa o espaço entre o NX e o RX. Mede 4,81 metros de comprimento, com 2,85 m de distância entre eixos, e partilha a arquitetura e-TNGA com o Toyota bZ4x.
Ao contrário deste, tem sempre tração integral. Composto por um motor dianteiro de 204 cv e um traseiro de 109 cv, com potência combinada de 313 cv, o sistema Direct4 é novidade na Lexus. Utiliza um cérebro eletrónico para gerir a distribuição do binário entre os dois eixos em tempo real.
Em função das necessidades, a distribuição de binário no arranque pode variar entre os 40:60 normais e ps 20:80. Seguindo a mesma lógica, em reta a variação é entre os 70:30 e os 40:60. Em curva (75:25), o eixo traseiro pode ser chamado a ter uma intervenção mais preponderante (20:80).
Apesar de funcionar na perfeição, transmitindo uma grande dose de confiança ao condutor, o Direct4 não transforma o Lexus RZ 450e num desportivo. Acelera até aos 100 km/h em 5,6 segundos e é tudo.
Distribuição dinâmica de binário
A distribuição dinâmica de binário entre os dois eixos garante uma neutralidade de comportamento a toda a prova. A frente é muito segura e fácil de posicionar, ajudando a disfarçar o facto da comunicação entre o volante e as rodas ser unidirecional.
Não vale a pena procurar estradas secundárias para testar a dinâmica do eixo traseiro em curva. Os motores do Lexus RZ 450e, denominados e-Axle, contrariam a teoria. Promovem sempre uma condução tão segura quanto possível.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-1.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-14.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-1-1.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-5.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-6.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-7.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-14-1.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-15.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-16.gif]O segredo para desfrutar da condução do Lexus RZ 450e passa por trocar as sequências de curvas muito fechadas, por outras onde seja possível manter uma boa velocidade na entrada. Nestas condições é como se seguisse sobre carris. A falta de sensibilidade dos travões também convida a uma condução mais descontraída.
Sem nada a apontar a apontar à qualidade dos materiais ou rigor da montagem, este Lexus RZ 450e tem alguns pormenores merecedores de afinação. A posição de condução é boa e mais encaixada que o habitual para um SUV. De tal forma que o joelho direito acaba encostado à consola central.
Tudo ao alcance
Um elemento volumoso e pouco otimizados para a arrumação. Em especial quando o porta-luvas foi eliminado para instalar o sistema de aquecimento radiante (gasta menos 8% de energia que o convencional) para as pernas do passageiro.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-8.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-9.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-10.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-11.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-12.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-13.gif,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/lexus-rz-450-e-17.gif]A posição de condução tem todos os comandos ao alcance fácil da mão. A informação apresentada no painel de instrumentos digital é replicada no head-up display. O ecrã central de 14'' está reservado para as funções secundárias.
As costas dos bancos traseiros rebatem 40:60 para ampliar a mala dos 522 litros até um máximo de 1451 l. O movimento não pode ser efetuado a partir da mala, cujo portão não tem movimento elétrico.
Em resumo...
Com 71,4 kWh, a bateria acaba por ser o calcanhar de Aquiles do Lexus RZ 450e. A Lexus acredita ter encontrado o ponto de equilíbrio entre a capacidade e o peso. O problema é que, com um consumo real de 20 kWh/100 km, a autonomia não excede os 357 km.
O preço é outro problema. Os 79 050 € desta unidade (Executive Plus) são difíceis de justificar apenas pelo conforto e refinamento, quando rivais como o Tesla Model Y Long Range ou o Ford Mustang Mach-e são mais acessíveis.
LEXUS RZ 450E
Preço 70 050 €
Motor 2 X elétrico
Potência 313 cv
Binário 435 Nm
Transmissão Integral, Auto., 1 vel.
Peso 2170 kg
Comp./Larg./Alt. 4,81/1,90/1,64 m
Dist. entre eixos 2,85 m
Mala 522-1451 l
Desempenho 5,6 s 0-100 km/h; 160 km/h Vel. Máx.
Consumo 16,8 (20*) kWh/100 km
Emissões 0 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
– Conforto
– Habitabilidade
– Qualidade
NÃO GOSTÁMOS
– Preço
– Autonomia