Lexus. Primeiro milhão no 30º aniversário na Europa

A Lexus atingiu o primeiro milhão de unidades vendidas na Europa no ano em que a marca de luxo assinala o seu 30º aniversário.

A Lexus atingiu o primeiro milhão de unidades vendidas na Europa no ano em que a marca de luxo assinala o seu 30º aniversário no Velho Continente. 45% dos veículos em circulação da Lexus são híbridos.

Três décadas após o lançamento da marca na Europa, a Lexus ultrapassa um milhão de unidades vendidas. O marco histórico foi alcançado no mês passado e coincide com a introdução do seu primeiro modelo elétrico UX300e no Velho Continente.

Apesar do começo modesto em 1990 com apenas um único modelo, LS 400, que registou 1158 unidades vendidas, a marca Lexus foi uma das protagonistas da transformação do segmento de automóveis premium, com o LS a tornar-se numa das referências em termos de desempenho, eficiência e tecnologia.

O modelo mais vendido da Lexus foi o RX, que em meados da década de 2000 foi o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo, com 298.284 unidades, seguindo-se o IS com 202.210 unidades e o NX com 155.366 unidades.

A marca de luxo da Toyota também já vendeu 97.637 unidades do modelo CT, 74.998 do GS, 58.234 do LX e 39.059 do LS. O supercarro LFA, produzido na fábrica de Motomachi, no Japão, entre 2010 e 2012, registou 38 unidades matriculadas na Europa.

Pioneirismo na tecnologia híbrida

Desde o início que a Lexus apostou no desenvolvimento da tecnologia Full-Hybrid e esteve na origem do lançamento do primeiro veículo híbrido de luxo do mundo, o SUV RX 400h em 2005.

Desde então continuou a desenvolver a tecnologia para alcançar um desempenho ainda melhor, designadamente em termos de eficiência de combustível e emissões.

LEIA TAMBÉM
Lexus celebra marca dos cinco milhões de SUV e crossovers vendidos

Atualmente, os veículo híbridos constituem 45% do parque circulante da Lexus na Europa e estão presentes em toda a gama da marca.

As vendas também têm vindo a registar um forte crescimento, representando 96% do total no mercado da Europa Ocidental. Em Portugal, esta expressão é ainda mais significativa: 99% do vendas da marca.

Os principais mercados da Lexus na Europa incluem os países da União Europeia, o Reino Unido, a Noruega, a Islândia e a Suíça, enquanto na Europa Oriental os mercados mais importantes são a região do Cáucaso, a Rússia, a Ucrânia, o Cazaquistão, a Turquia e Israel.