Estreia novo conceito Tazuna. Lexus levanta o véu sobre o interior do futuro NX

Depois do exterior, a Lexus acaba de desvendar, agora, o interior da nova geração do seu SUV de luxo NX, o qual estreia o conceito Tazuna.

Depois das linhas exteriores, a Lexus acaba de desvendar, agora, o interior da nova geração do seu SUV de luxo NX, o qual estreia de um novo conceito de habitáculo, denominado Tazuna. E que vai buscar inspiração à relação perfeita entre cavalo e cavaleiro... para estender, igualmente, aos restantes modelos da marca.

Palavra japonesa para as rédeas de um cavalo, o aqui conceito Tazuna é aplicado, pela primeira vez, num modelo Lexus, com propósito de criar uma ligação directa e emocional entre o condutor e o automóvel. Isto, ao mesmo tempo que procura ajuda o primeiro a concentrar-se na condução - "mãos no volante, olhos na estrada", recorda a marca.

No entanto e para que este princípio tão simples seja uma realidade, a Lexus destaca o facto de depender da harmonia de muitos elementos, desde o posicionamento do condutor ao volante até ao formato e à localização dos diferentes controlos. Assim como a maneira como dados importantes sobre o veículo e a viagem são comunicados.

A posição de condução oferecida no Lexus NX
A posição de condução oferecida no Lexus NX

Assim, "redefinimos o habitáculo como o espaço ideal para ponto de contacto entre o condutor e o veículo", explica o Engenheiro-Chefe do projecto Lexus NX, Takeaki Kato, neste caso, "apontando para um design que possibilite uma ligação mais profunda e intuitiva, que permita um controlo mais fiel do veículo."

LEIA TAMBÉM
Chega em 2022. Novo NX é também o primeiro Plug-in da Lexus

Para tal, o design centrado no ser humano une a porta, o painel de instrumentos e a consola central num cockpit único, com acesso intuitivo aos controlos e à informação, usando o mínimo de movimentos de mãos e olhos, defende o fabricante. Isto, ao mesmo tempo que, as fontes primárias de informação, como é o caso dos ecrãs de instrumentos e multi-informação, o grande ecrã multimédia e o "head-up display", surgem posicionados de forma que possam ser consultados num relance, com gráficos de alta-definição.

Ao mesmo tempo, reduzido foi o número de botões físicos, com os existentes a serem agrupados de acordo com a sua função. Com os controlos de condução a serem aqueles que surgem mais à mão.

O cockpit do futuro Lexus NX
O cockpit do futuro Lexus NX

Já no volante, novos botões touch-tracer que podem ser personalizados para executar as funções preferidas do condutor, com a operação seleccionada a surgir, quer no head-up display, ou então no ecrã multi-informação.

Banco também revisto

Igualmente a contribuir para a sensação de controlar o automóvel e a ele estar ligado, surge o formato do banco do condutor, do volante, das mudanças e dos pedais. Redefinidos, todos eles e segundo a Lexus, com precisão nos detalhes.

Os apoios laterais do banco dianteiro, por exemplo, apresentam áreas recortadas para que não haja obstrução ao cotovelo ao operar os controlos, ao passo que o formato e a secção transversal do novo volante foram determinados com precisão pelos artesãos Takumi da Lexus, para proporcionar a sensação de conexão ideal - o ponto-chave de ligação entre o condutor e o automóvel.

Os novos bancos do NX
Os novos bancos do NX

De resto, também a manete das mudanças é compacta e perfeitamente angular.

Ainda sobre a posição de condução, a Lexus garante que as mais variadas estaturas de condutores estão previstas no habitáculo Tazuna, o qual pode ser adaptado para fornecer conforto e facilidade de operação a todos. Neste caso, graças a uma prometida ampla gama de opções de regulação para o banco do condutor e para o volante.

Aliás, a marca de luxo da Toyota garante que avaliou, também, as diferentes medidas entre os ombros e a ponta dos dedos de pessoas de todo o mundo, para ergonomicamente calcular o design ideal. Sendo que, um dos resultados dessa investigação, foi o aumento do comprimento da consola central - outro exemplo, segundo o construtor, da abordagem de design centrada no ser humano.

O painel de instrumentos foi igualmente revisto no Lexus NX
O painel de instrumentos foi igualmente revisto no Lexus NX

A terminar, a Lexus revela, ainda, que, uma vez estreada na nova geração NX, este novo conceito de habitáculo será aplicado a futuros modelos da marca.