Mais conforto e tecnologia são as principais novidades introduzidas pela Lexus no facelift do LS que começa a ser comercializado no Japão no final deste ano. Nos restantes mercados será lançado em 2021.
Três anos e meio após o lançamento da quinta geração, o Lexus LS acaba de sofrer uma atualização para enfrentar os seus concorrentes alemães, designadamente numa altura em que está iminente a chegada do no Mercedes-Benz Classe S.
As alterações estéticas exteriores na berlina topo de gama da marca premium japonesa são pouco significativas, com exceção de uma nova cor denominada "Gin-ei Luster, um tom prateado com uma textura semelhante a um espelho.
Os grupos óticos também apresentam um aspeto diferente que se deve à adoção das luzes de longo alcance estreadas originalmente no Lexus RX de 2019. A marca japonesa também "mexeu" no pára-choques dianteiro, tendo introduzido uma linha vertical em ambos os lados, enquanto a grelha alberga o módulo do sensor de radar.
LEIA TAMBÉM
Novo Lexus IS 2021 apresenta-se mais excêntrico
O habitáculo também não registou muitas alterações. A mais importante consistiu na introdução de um ecrã de alta resolução para a câmara traseira, juntamente com acabamentos em preto no volante e na consola central.
O sistema de infotainment, com ecrã de 12,3 polegadas localizado na consola central, permite regular os bancos aquecidos, além de oferecer compatibilidade total com Android Auto e Apple CarPlay.
Melhoria do conforto
A principal aposta da Lexus na renovação do LS consistiu na melhoria do conforto. A suspensão adaptativa foi otimizada para proporcionar uma maior suavidade de andamento aos utilizadores. Entre as principais alterações destacam-se as revisões efetuadas nas barras estabilizadoras e nos apoios do motor.
Em termos de mecânicos, o LS 500 convencional recebeu melhorias ao nível da disponibilidade de binário a baixas rotações e numa resposta mais rápida da caixa de velocidades, enquanto a versão híbrida LS 500h irá proporcionar uma aceleração mais rápida.
Os sistemas de assistência à condução, denominados Lexus Teammate" foram reforçados, incluindo a estreia de uma função do Park Assist que controla automaticamente o volante, a aceleração, a travagem e a transmissão.
Quando se circula em estrada, o sistema recorre às câmaras e aos sensores ultrassónicos para manter o veículo na sua faixa de rodagem, auxiliando ainda na mudança de faixa de rodagem e a manter alguma distância para a viatura da frente.
O novo Lexus LS começa a ser comercializado no mercado japonês no final de 2020, estando previsto o lançamento nos mercados internacionais em 2021.