Já com preços para Portugal. Lexus LM, o superlativo

Estreia da Lexus num segmento para si desconhecido, o LM acaba de ser oficialmente apresentado em Portugal, com o luxo como superlativo.

Estreia da Lexus num segmento para si desconhecido, o LM acaba de ser oficialmente apresentado em Portugal, enquanto monovolume de luxo para transporte num ambiente de luxo que chega a ser superlativo. Para desfrutar ainda em 2023, embora por CEO's e individualidades disponíveis para gastar bem acima dos 100 mil euros.

Inicialmente imaginado apenas para os mercados japonês e norte-americano, a verdade é que, a enorme receptividade que as primeiras unidades chegadas à Europa tiveram, acabaram obrigando ao repensar de uma estratégia que previa que, no Velho Continente, este LM pouco mais fosse do que uma 'avis rara'.

De facto e segundo também revelam os responsáveis nacionais da marca de luxo da Toyota, o "problema", neste momento, parece colocar-se "ao contrário": depois de uma previsão inicial que apontava para que apenas 200 unidades fossem desviadas para a Europa, neste momento, são já cerca de 650 os carros encomendados pelos diferentes mercados europeus!

Na base deste já antecipado sucesso, está aquilo que a Lexus descreve como um 'Luxury Mover', ou, na forma mais curta, LM. O qual, partindo da mesma plataforma GA-K que serve de base a modelos como o SUV topo-de-gama RX ou o mais pequeno NX, anuncia-se como um monovolume de luxo, cuja condução estará a cargo de um motorista, responsável por conduzir CEO's ou outras figuras, que aproveitam a viagem de automóvel para continuar a trabalhar, dedicar-se a outras atividades ou, simplesmente, descansar.

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Assim e mesmo com um aspecto exterior excessivamente "van", ainda que atenuado com vários pormenores de luxo e refinamento (aplicações metalizadas, iluminação LED, jantes de 17 ou 19 polegadas, etc.), a primeira qualidade o LM promete, logo à partida, é espaço; espaço, muito espaço... e luxo!

Superlativo, é o luxo!…

Com mais de 5,1 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,94 m de altura, a verdade é que, basta um accionar das portas de correr elétricas, seguido de um breve olhar pelo interior, para constatarmos que as expectativas dificilmente poderiam ser melhor preenchidas. Com argumentos como a qualidade de construção particularmente cuidada, mas também uma escolha criteriosa de materiais (pele, madeira, metal...), a revelarem a sua afirmação plena num habitáculo em que, nem mesmo as implicações resultantes da escolha da versão de sete lugares, em detrimento de uma outra de apenas quatro (em Portugal, vão existir as duas configurações), impedem uma exibição de espaço que é suficiente para que, mesmo na variante com mais ocupantes, os passageiros instalados, principalmente, nas duas generosas e hiper-confortáveis poltronas que compõem a fila do meio, possam refastelar-se e viajar praticamente deitados!

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Instalados naqueles que são, sem dúvida, os lugares por excelência no LM - a terceira fila, embora revestida com os mesmos revestimentos de excelente qualidade, "resume-se", contudo, a pouco mais do que banco corrido de três lugares -, torna-se, sem dúvida, impossível não nos deixarmos deslumbrar por aquilo que em japonês é designado como "Omotenashi", e que, segundo a Lexus, pode ser traduzido como "a arte de bem receber". E que, neste modelo, resulta não somente das inúmeras possibilidade de regulação (elétrica) das referidas poltronas tipo classe executiva e às quais não falta sequer um extensor retráctil para apoiar os pés, como também da possibilidade de aquecimento e arrefecimento dos bancos, mais um sem-número de soluções pró-conforto, disponibilizadas através do conhecido Lexus Climate Concierge.

Aplicado neste LM, esta espécie de mordomo virtual está disponível através de dois comandos amovíveis, tipo smartphone, um para cada um dos ocupantes, os quais, através do ecrã táctil e gadjets aí exibidos, podem controlar praticamente tudo no LM: interacção com o sistema de som Surround 3D Mark Levinson com 21 colunas (ou 24, no caso d a versão de 4 lugares), interagir com o ecrã de 14" que se desprende eletricamente do tecto e permite, por exemplo, ver um filme (na versão de 4 lugares, é substituído por uma "parede" que, além de fazer a separação para a zona do chaffeur, ainda integra uma enorme televisão HD de 48 polegadas!), ajustar a iluminação ambiente a bordo (até 64 cores, 14 pré-definidas), abrir e fechar as persianas dos vidros das portas e tejadilho, ou, ainda, escolher um de cinco ambientes específicos - Relax, Dream, Focus, Energise e, para uma configuração totalmente personalizada, My Original - , em que tudo em redor se adequa ao tema escolhido. Um verdadeiro luxo!

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Também a contribuir para o excepcional conforto, um sistema de ar condicionado com a tecnologia 'nanoeX', que ajuda a manter a qualidade do ar limpa e saudável, dentro do habitáculo, mas também e principalmente, o fantástico isolamento sonoro do habitáculo (só o forro do tecto, conta com cinco camadas!), conseguido, igualmente, através da utilização de um sistema de Controlo Activo do Som. O qual, recorrendo a ondas sonoras disseminadas através do sistema de som, consegue, segundo garante a Lexus, oferecer o mesmo silêncio prazeroso de um passeio num bosque silencioso ao ar livre!

Condutor (também) não é esquecido

Mas se, por esta altura, já está a pensar no que terá ficado guardado para aquele que é, tradicionalmente, o principal protagonista na maioria dos automóveis, saiba que a marca de luxo da Toyota não esqueceu a importância, também, do condutor. Presenteando-o, por isso, não apenas com a mesma qualidade de materiais e revestimento que é possível encontrar lá mais atrás no LM, mas também com o mais recente conceito de cockpit do fabricante, denominado Tazuna, e que, mesmo sem termos tido oportunidade de fazer qualquer quilómetro ao volante, pareceu-nos oferecer, também neste modelo, uma excelente integração do condutor no veículo.

Desde logo, para que tenha um fácil acesso e boa visibilidade do generoso ecrã central perfeitamente embutido no tablier, e no qual tanto se consegue ver as imagens captadas pelos sistema de câmaras exteriores a proporcionarem uma visão 360 em redor do veículo (aliás, o retrovisor interior também é digital, servindo para mostrar tudo o que capta a câmara traseira), como até mesmo para seleccionar um dos quatro modos de condução ou, por exemplo, ajustar a rigidez da suspensão traseira (Rear Seat Comfort), aproveitando o facto de se tratar de uma solução variável adaptativa.

Já a pensar na segurança, tanto do veículo, como dos ocupantes, o mais evoluído e completo pacote de tecnologias Lexus Safety System+, e que a marca garante ser, também, o mais recheado do mercado. Além de mais alguns "pormaiores", como é o caso do sistema e-Latch nas portas ou do Safe Exit Assist, este último, a procurar impedir a abertura das portas, em alturas em que se prepare para passar, junto ao LM, um outro automóvel, ou uma bicicleta.

Híbrido… e suave

Quanto a motorizações, o Lexus LM promete chegar aos mercados da Europa (Portugal, incluído) com um só trem de força, de nome 350h, e que nada mais é do que o conhecido sistema de propulsão Full Hybrid já presente em modelos como o NX ou o RX. O qual tem por base um quatro cilindros 2,5 litros a gasolina, sem carregamento externo, a oferecer uma potência máxima de 250 cv e um binário máximo de 239 Nm, a que junta, ainda, uma caixa de velocidades híbrida, além de uma tracção integral eletrónica E-Four (de série).

Uma vez que não nos foi dada a possibilidade de conduzir o LM, ficámos apenas com as sensações obtidas a partir das poltronas e que foram, basicamente, de uma enorme suavidade oferecida por todo o conjunto. Confirmando, dessa forma, ambições como as de ser um verdadeiro e luxuoso lounge sobre rodas, em que, qualquer CEO da maior das empresas, facilmente se sentirá um verdadeiro privilegiado.

Chega ainda em 2023… por mais de 140 mil euros

Sobre a disponibilidade desta invulgar proposta, que a própria Lexus assume não se enquadrar naquilo que o seu cliente tradicional procura, visando, por isso e antes de mais, a conquista de novos públicos, o anúncio de que as primeiras unidades chegarão a Portugal ainda durante o último trimestre de 2023. Seja na versão de sete lugares, como na de quatro.

https://youtu.be/aOdqFV0h2-Q

Quanto a preços, a garantia, desde já, de que o LM não será para todas as bolsas, até pelo seu posicionamento topo de gama, e que, de resto, também justifica os 143.850€ pedidos pela versão que tivemos oportunidade de conhecer, com 7 lugares.

Já a variante de 4 ocupantes, ainda mais faustosa, começará nos 170.500€.