Chama-se LBX. Lexus desvenda o substituto do desaparecido CT

Desaparecido o CT hatchback, a Lexus está de regresso ao segmento dos utilitários premium, desta feita, com um SUV/crossover, de nome LBX.

Desaparecido o CT hatchback, a Lexus está de regresso ao segmento dos utilitários premium, desta feita, com um SUV/crossover, de nome LBX. Proposta que, recorrendo à mesma plataforma do Toyota Yaris, assim como a uma motorização híbrida, foi agora oficialmente desvendada.

Baseando-se na conhecida arquitectura GA-B, este novo Lexus LBX anuncia, não somente uma estética exterior substancialmente distinta do Yaris Cross, como também dimensões ligeiramente maiores e que passam pelos 4,190 metros de comprimento, 1,825 m de largura e 1,545 m de altura. Tudo isto, acrescido de uma distância entre eixos de 2,580 metros, com rodas de 18", bem perto das extremidades.

De acordo com a marca de luxo da Toyota, o LBX vai estar disponível, tanto numa variante de tracção apenas dianteira, como integral, e ambas equipadas apenas com transmissão de variação contínua, ou seja, a conhecida CVT.

Quanto ao motor, a escolha da Lexus recaiu, como já é tradicional na Lexus, numa motorização híbrida, a qual tem por base um três cilindros 1,5 litros a gasolina a funcionar em ciclo Atkinson, o qual, combinado com um motor elétrico e uma pequena bateria de iões de lítio, consegue anunciar uma potência combinada na ordem dos 100 kW (136 cv), além de um binário máximo de 185 Nm.

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Resultado destes números, o crossover consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos, assim como e segundo também revela a Lexus, garantir uma capacidade de reboque na ordem dos 750 g.

A ajudar a estes resultados, ligações ao solo que passam por uma suspensão dianteira McPherson e traseira com barra torção, sendo que, no caso das versões AWD, esta última é substituída por uma solução de braço duplo. Opção que poderá também a ver com o facto da versão de tracção integral integrar o motor elétrico no eixo traseiro.

Com promessas de qualidade e digitalização

Num modelo que procura manter igualmente controlado o peso, por exemplo, através da utilização de um capot em alumínio, além das protecções inferiores da carroçaria fabricadas em resina moldada, já no interior, a promessa de garantia um nível de qualidade e atenção ao pormenor como já é hábito na marca, além de uma clara aposta na digitalização.

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A procurar justificar esta última promessa, um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3", com head-up display em opção, além de um ecrã central táctil de 9,8". E que também serve de porta de entrada para um sistema de infoentretenimento com Apple CarPlay e Android Auto, embora apenas a primeira solução de emparelhamento esteja preparada para o fazer sem fios.

Já em termos de sistema de som, uma solução Mark Levinson com 13 altifalantes e subwoofer.

Finalmente e no que concerne à capacidade da bagageira, a promessa de um valor a rondar os 332 litros, mas que poderá ser um pouco menos, nas versões AWD.

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Chega ao mercado em 2024

Primeiro modelo da Lexus a ser desenvolvido maioritariamente na Europa, já que é também ao Velho Continente que preferencialmente se destina, o LBX deverá entrar em produção até ao final do presente ano, para começar a ser comercializado, não somente nos mercados europeus, a partir do início de 2024.