Novo Lexus IS 2021 apresenta-se mais excêntrico

A Lexus, marca "premium" da Toyota, acaba de apresentar o novo Lexus IS 2021, que pretende tornar-se uma alternativa no segmento de carros de luxo.

A Lexus, marca premium da Toyota, acaba de apresentar o seu novo IS, proposta que pretende rivalizar com propostas premium como o Audi A4, o BMW Série 3, ou Mercedes-Benz Classe C. Procurando diferenciar-se destes, através de uma postura mais... excêntrica.

Com uma nova aparência, recursos mais avançados e uma suspensão considerada mais desportiva, o novo Lexus IS 2021 espera dar muito que falar, ou não aparentasse um visual mais excêntrico.

À primeira vista, até pode parecer que não mudou muito, já que o "sedan" ainda utiliza a mesma grelha exclusiva da marca. No entanto, observando mais ao perto, nota-se que ela agora é acentuada por uma entrada menor e duas aberturas de ventilação maiores, de ambos os lados.

O IS apresenta uma vistosa barra LED

No que diz respeito ao Lexus IS F Sport, a sua versão desportiva, a grelha e os respiradouros denotam mais elementos escuros e um padrão exclusivo que faz então a separação entre os acabamentos dos modelos não desportivos. Também os faróis estão mais baixos e maiores, incorporando-se mais na carroçaria. Os faróis LED de feixe triplo estão disponíveis como opção.

Uma outra novidade, são as suas jantes, destacando-se na sua versão desportiva, pela primeira vez, as BBS opcionais de 19 polegadas. Já as jantes de 18 polegadas são agora standard nas versões inferiores.

Entretanto, a traseira do IS é presenteada com uma vistosa barra de LED de uma ponta à outra, que aliás a empresa já tinha apresentado no início do mês, como uma imagem "teaser".

Motores iguais ao modelo anterior

De realçar que os motores do novo Lexus são os mesmos do modelo anterior, assim como as suas potências. O IS 300 com tração traseira mantém os quatro cilindros turbo de 2,0 litros, a debitar 241 cavalos de potência.

Enquanto isso, o IS 300 com tração às quatro rodas recebe um V6 de 3,5 litros mais potente, com 260 cv. O topo da gama, o IS 350 - disponível em RWD e AWD - apresenta um V6 de 3,5 litros, com 311 cv.

LEIA TAMBÉM
L
exus divulga primeiro teaser do próximo IS

Ambos os modelos RWD estão equipados com uma caixa automática de oito velocidades, enquanto as versões AWD do novo IS, recebem uma caixa automática de seis velocidades.

O IS 350 com RWD pode atingir 100 km/h em apenas 5,6 segundos, enquanto o IS 350 AWD atinge a mesma velocidade em 5,7 segundos.

Cabine renovada

Embora o chassis não seja totalmente novo, a suspensão foi completamente reformulada para dar ao "sedan" um ar ainda mais desportivo. As novas molas do modelo 2021 são 20% mais leves do que as da versão anterior; os braços da suspensão são 18% mais leves; e a barra estabilizadora é 17% mais leve.

O Lexus IS atualizado vê, igualmente, as suas dimensões aumentadas, tornando-se 1,2 cm mais longo, 1,2 cm mais largo e 0,2 cm mais baixo que o antecessor.

O IS 350 F Sport tem ainda como opção um pacote Dynamic Handling com uma suspensão adaptável.

A cabine foi renovada e acrescentada mais tecnologia

O interior do Lexus IS de 2021 também não é totalmente novo, mas a cabine foi renovada e oferece um pouco mais em termos de tecnologia. Um ecrã tátil de 8,0 polegadas aparece como padrão, enquanto o de 10,3 polegadas está disponível como opção. O sistema é compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa.

O novo IS também está equipado com os mais recentes equipamentos de segurança Lexus. Apelidado de "Lexus Safety System+ 2.5", o conjunto padrão de equipamentos de segurança ativos inclui um travão de emergência automático, com detecção de peões e ciclistas, e um sistema de aviso de pré-colisão.

O preço do Lexus IS de 2021 ainda não foi revelado, nem sequer quando vai ser colocado à venda, mas prevê-se que o novo "sedan" chegue aos concessionários antes do final do ano.