O SUV de grandes dimensões da Lexus é o GX que recebeu a primeira grande atualização em 14 anos, mas não virá para a Europa Ocidental, só para os países de Leste. Além de um design revisto conta com um motor biturbo V6 de 3,5 litros com 354 cv.
Praticamente desconhecido entre nós, o Lexus GX é um SUV luxuoso de grandes dimensões comercializado na América do Norte e na Eurásia. Baseado no Toyota Land Cruiser possui uma estrutura tradicional de chassis independente e carroçaria, tendo conhecido a sua primeira grande atualização desde o seu lançamento em 1989.
Em termos de dimensões exteriores, o Lexus GX apresenta um comprimento de 5,01 metros, uma largura de 2,12 metros e uma altura, dependendo dos pneus, entre 1,92 metros e 1,94 metros.
Embora a vista lateral seja quase uma reminiscência do Toyota Land Cruiser 70, o Lexus GX recebeu, a nível estético, a mais recente linguagem de design da marca premium do construtor nipónico, destacando-se a grelha "spindle", com linhas direitas para garantir que a frente não fica com um aspecto demasiado curvo em comparação com o resto da carroçaria.
As luzes apresentam os grafismo típico da Lexus, enquanto os espelhos exteriores de grandes dimensões evocam o antigo Land Cruiser.
Conceito Tazuna
O GX é o mais recente modelo da Lexus a adotar o conceito Tazuna para o posto de condução. Todos os comandos estão localizados para serem utilizados apenas com o mais pequeno movimento da mão.
O painel de instrumentos horizontal e uma posição de condução elevada assegura uma boa visibilidade da estrada e das condições de trânsito. A consola central é dominada por um ecrã tátil de 14" que oferece um acesso fácil às funções multimedia.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Lexus-GX_001.jpg]O habitáculo está disponível em configurações de cinco ou seis lugares. Com o rebatimento dos bancos traseiros, numa configuração 60:40, é possível transportar uma bicicleta de montanha com pneus de 29".
No capítulo mecânico destaque para a estreia de um motor biturbo V6 de 3,5 litros que desenvolve uma potência de 354 cv e um binário de 650 Nm. O propulsor está associado a uma caixa automática Direct Shift de dez velocidades. A capacidade de reboque é de 3500 quilos.
Seis níveis de equipamento
A Lexus anuncia que o GX vai ser proposto em seis níveis de equipamento: Premium, Premium+, Luxury, Luxury, Overtrail e Overtrail+. As duas últimas foram otimizadas em termos de prestações em todo-o-terreno. A tração integral é de série e existe um diferencial central de deslizamento limitado Torsen. A caixa de transferências foi melhorada, permitindo uma mudança mais rápida entre os modos 4H e 4L.
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O Lexus GX vai ser produzido na fábrica de Tahara no Japão e a comercialização está prevista no início de 2024. Na Europa estará apenas disponível nos países de Leste.