O Festival de Velocidade de Goodwood foi o cenário escolhido para a primeira apresentação pública do Lexus Electrified Sport Concept, cuja versão de produção será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos. O célebre e raro LFA serviu de inspiração para este desportivo elétrico.
A primeira aparição pública do Lexus Electrified Sport Concept foi no Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra. Este protótipo representa a visão da marca premium japonesa de um automóvel desportivo elétrico de altas prestações.
O protótipo da Lexus foi um dos principais destaques da Avenida Elétrica, zona de exposição dedicada a veículos de emissões zero do célebre certamente anual inglês.
O estilo dramático do Lexus Electrified Sport Concept apresenta elementos inspirados no célebre e raro Lexus LFA, um supercarro construído à mão e dotado com um potente motor aspirado V10.
O Lexus Electrified Sport Concept, por sua vez, pretende antecipar uma nova era de modelos desportivos que exploram as liberdades de design, desempenho e potencial de condução dinâmica, que são proporcionadas por uma cadeia de tração elétrica.
A Lexus estima que a versão de produção deste protótipo permita acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos.
Além do Lexus Electrified Sport Concept, a marca premium da Toyota também tinha em exposição na Avenida Elétrica, os modelos elétricos que já se encontram em comercialização: o novo SUV médio RZ 450e e o crossover compacto UX300e.
RZ450e chega em janeiro
Apresentado oficialmente em abril, o novo Lexus RZ 450e estará à venda em alguns países europeus no final do ano. Em Portugal, as reservas online vão abrir este ano, devendo as primeiras unidades chegar em janeiro de 2023.
O RZ 450e estreia uma arquitetura de veículos elétricos Lexus e é o primeiro modelo a ser desenvolvido de raiz para ser um elétrico a bateria.
A nova plataforma dedicada assegura uma elevada rigidez e um baixo centro de gravidade – qualidades que ajudam a garantir o conforto, controlo e confiança que são centrais para a "Assinatura de condução Lexus".
A longa distância entre-eixos possibilitou a criação de um habitáculo bastante espaçoso. A bateria de iões de lítio está totalmente integrada no chassis, por baixo do chão da carroçaria.
LEIA TAMBÉM
Além dos SUVs. Lexus quer manter desportivos e saloons na transição para o EV
Já disponível está o UX300e, a versão elétrica do SUV compacto Lexus UX. Lançado em 2020, foi pioneiro na estratégia da Lexus Electrified, combinando o desempenho de emissões zero com a qualidade artesanal takumi, e requinte que fazem parte do ADN da marca.
A sua cadeia de tração é constituída por uma bateria de iões de lítio, alojada sob o piso do veículo para que se mantenha um baixo centro de gravidade, que alimenta um motor elétrico de 150 kW (204 cv). A autonomia anunciada é de até 315 km (em ciclo combinado WLTP).