Marca de luxo do universo Toyota, a Lexus acaba de anunciar que transpôs a marca dos dois milhões de veículos eletrificados comercializados em todo o mundo. Um patamar alcançado no final de Abril de 2021 e numa altura em que a marca anseia já pela chegada, em 2022, do seu primeiro modelo 100% elétrico.
Iniciado em 2005, com o lançamento do RX400h, o percurso eletrificado da Lexus supera, assim, mais um número redondo, numa altura em que a marca continua a alargar a sua gama de veículos eletrificados. Contando, neste momento, com um total de nove modelos eletrificados, incluindo já veículos com motorização híbrida e 100% elétrica (elétrico a baterias), transaccionados em aproximadamente 90 países e regiões em todo o mundo.
Globalmente, os veículos eletrificados representaram, em 2020, 33% das vendas da Lexus, com esta participação a ser maior na Europa Ocidental e Central, região do globo onde as vendas atingiram os 96%.
Graças a esta aposta e falando de redução nas emissões, a Lexus aponta para a retirada, da atmosfera, de aproximadamente 19 milhões de toneladas de CO2, no período entre 2005 até o final de abril de 2021, com a comercialização destes 2,02 milhões de veículos eletrificados. Dos quais, 540 mil na Europa
LEIA TAMBÉM
Veículos eletrificados já vendem mais que os diesel na Europa
Quanto a modelos, contributo decisivo do SUV RX para a marca agora obtida, com um total de 518 milhares de unidades transaccionadas, relegando para o segundo posto a berlina ES, com 384 milhares de veículos vendidos, e, para o terceiro, o compacto CT, com 372 milhares de unidades.
O próximo objectivo
Entretanto e já a pensar no futuro, a marca de luxo da Toyota anuncia que, até 2025, terá apresentado um total 20 modelos, novos ou renovados, incluindo mais de 10 modelos eletrificados - veículos 100% elétricos, veículos híbridos e veículos plug-in.
De resto, 2025 funcionará, também, como meta para que a marca já ofereça soluções eletrificadas em toda a gama, facto que permitirá, igualmente, que este tipo de modelos representem, então, mais de 50% das suas vendas globais.
Ao mesmo tempo, a Lexus fixa em 2050, o alcançar da neutralidade carbónica em todo o ciclo de vida dos seus veículos: materiais, peças e fabrico, a par da logística, condução e resíduos/reciclagem.
Entretanto e ainda em 2021, a Lexus planeia apresentar o seu primeiro PHEV de grande volume, tendo por base um modelo já existente, ao passo que, em 2022, surgirá um modelo totalmente novo e 100% elétrico.