Lexus despede-se dos coupés RC e RC F com edição especial

A derradeira versão dos coupés Lexus RC e RC F assinala o fim da sua produção, que está agendado para Novembro.

A Lexus anunciou o fim da produção dos modelos RC e RC F para Novembro deste ano, 11 anos após a sua estreia.

O RC não foi exatamente um êxito de vendas desde o seu lançamento, mas teve um desempenho notável. Foram vendidas cerca de 79 mil unidades em 62 países, enquanto, no caso do RC F, a variante mais desportiva, foram vendidas 12 mil unidades.

Para assinalar a ocasião, o fabricante japonês lançou uma edição especial com o nome de “Final Edition”, que começa por se destacar pelas jantes de liga leve e forjadas de 19 polegadas em preto, e pelas pinças vermelhas do sistema de travagem da Brembo.

O que mudou?

Para combinar com os diversos apontamentos em fibra de carbono, presentes desde o splitter dianteiro ao difusor traseiro, estão disponíveis 7 cores exteriores para o RC F, que sobem para 9 tons no RC. 

No interior, predominam os acabamentos em tons de preto e vermelho, assim como símbolos específicos da “Final Edition”. Os bancos desportivos e os apontamentos em fibra de carbono contribuem para um ambiente desportivo.

Debaixo do capô, não foram realizadas alterações. Continuam a estar disponíveis as motorizações de 2.0 l, 2,5 l híbrido e o V6 de 3,5 l a gasolina. No Lexus RC F, permanece o V8 de 5 litros com 473 cv.

Exclusivo para o Japão e Estados Unidos da América

Ausente da Europa desde 2020, esta edição final do Lexus RC e RC F está disponível para encomenda apenas no Japão e nos Estados Unidos da América.

No mercado americano, o Lexus RC F Final Edition posiciona-se como o topo da gama da gama RC Model Year 2025, enquanto no mercado japonês as encomendas para ambos os modelos estão limitadas a 200 unidades cada.

Em termos de preços, esta nova e última edição especial é proposta, no mercado japonês, por 41.454 euros, no caso do RC, e por cerca de 85 mil euros, o RC F, com motor V8. Já a versão disponível nos EUA, começa nos 91 mil euros.