A Lexus admite estar a trabalhar no desenvolvimento de uma caixa de velocidades manual simulada para veículos elétricos. À primeira vista, esta solução poderá não fazer muito sentido, mas os engenheiros da Lexus consideram que o objetivo é recriar aquilo que é mais agradável num veículo de combustão. Esta solução já foi introduzida no protótipo de um UX 300e.
A Lexus confirmou que está a trabalhar numa caixa de velocidades manual simulada para os futuros veículos elétricos. A tecnologia quer replicar a sensação de uma transmissão manual tradicional num automóvel totalmente elétrico.
Segundo Takashi Watanabe, engenheiro-chefe da Lexus Electrified, a ideia surgiu a partir de uma discussão entre os engenheiros da marca acerca do que gostavam mais nos veículos tradicionais com motor de combustão.
Apesar da curva plana do binário de um motor elétrico tornar a caixa de velocidades manual redundante, a Lexus apoiou a visão da sua equipa de engenharia. Takashi Watanabe sugere que o projeto é "tão divertido" que o desenvolvimento já decorre há três anos. Surpreendentemente, a tecnologia não é para efeitos de demonstração, mas poderá ser introduzida em alguns veículos elétricos do futuro.
Primeiro protótipo
A marca japonesa já começou a introduzir uma caixa de velocidades manual simulada num protótipo do Lexus UX300e. O veículo dispõe de três pedais, uma alavanca da transmissão e um conta-rotações que naturalmente não faz a correlação com as rotações do motor elétrico.
A Lexus introduziu uma transmissão simulada para que o condutor tenha de carregar no pedal da embraiagem sempre que engrena uma mudança. Além disso, o som simulado do motor de combustão sai das colunas, tornando as mudanças de caixa mais intuitivas para o condutor.
Outro aspeto importante é o mapeamento revisto dos motores elétricos que replicam o comportamento de condução de qualquer modelo pretendido. Juntamente com outras caraterísticas baseadas no software isto poderá permitir ao condutor ter a experiência de um veículo à sua escolha. Takashi Watanabe sublinhou que a única coisa que os engenheiros não reproduziram foi o "cheiro da gasolina".
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Esta não é a primeira vez que uma transmissão manual é combinada com uma linha motriz elétrica, já que o mesmo princípio foi visto em protótipos como o Opel Manta GSE Elektromod e muitos outros veículos clássicos transformados em elétricos. Todavia, a Lexus será a primeira marca a produzir em série, que poderá ser proposta como opcional nalguns dos futuros modelos elétricos.
Experiência de condução Lexus
A Lexus está igualmente a trabalhar em novas tecnologias de eletrificação para proporcionar níveis mais elevados de prestações, comportamento dinâmico e agradabilidade de condução.
Uma das áreas onde a Lexus está a trabalhar é na tecnologia de direção eletrónica "steer-by-wire" que elimina a ligação mecânica entre a coluna da direção e as rodas, melhorando a agilidade, estabilidade e comportamento, possibilitando ainda uma maior diferenciação entre os modos de condução.
A Lexus está igualmente a trabalhar no sistema Direct4, estreado no RZ 450e, que melhora a vetorização do binário ativo pelas quatro rodas, otimizando o comportamento.
As tecnologias mais avançadas serão introduzidas na versão de produção do Electrified Sport Concept, descrito como uma "mostra do futuro da Lexus em termos de dinâmica de condução, sublinhando a assinatura de condução da Lexus", que também poderá passar pela utilização de uma caixa de velocidades manual simulada.