A DPD vai ser uma das empresas a conduzir testes em condições reais de operação com o novo furgão elétrico com extensor de autonomia da LEVC. O VN5 irá oferecer um volume útil de carga de 5m3 e uma autonomia em modo elétrico superior a 100 km.
A LEVC (London Electric Vehicle Company) iniciou a fase de testes em condições reais de operação com o novo furgão elétrico com extensor de autonomia VN5. O primeiro protótipo vai ser fornecido ao operador de transporte expresso DPD.
Atendendo às semelhanças entre o modelo utilizado como táxi TX e o VN5, os primeiros protótipos deste furgão compacto resultam de uma transformação do interior efetuada no modelo TX.
"Estamos satisfeitos que a DPD seja a primeira empresa a iniciar os testes com os nossos protótipos do VN5 que foram transformados a partir do táxi", comenta Joerg Hofmann, CEO da LECV.
"Estes testes em condições reais serão um marco na história da LEVC, uma vez que a empresa continua a sua transformação de uma marca icónica de táxis britânicos num fabricante líder de veículos elétricos", afirma o responsável.
"O VN5 está preparado para revolucionar a logística 'verde' e estamos ansiosos por trabalhar com a DPD que irá colocar o veículo ao seu serviço. A resposta dos principais operadores será crucial nos novos desenvolvimentos deste furgão que será lançado no último trimestre deste ano", sublinha o CEO da LECV.
Capacidade de carga de 800 kg
O furgão VN5 dispõe de um compartimento de carga preparado para receber duas europaletes e uma carga útil superior a 800 quilogramas. O projeto do veículo prevê uma ampla porta lateral deslizante para permitir o carregamento com recurso a um empilhador e duas portas traseiras assimétricas (60/40).
LEIA TAMBÉM
LEVC entra no mercado dos furgões com o VN5
O VN5 vai partilhar a tecnologia de extensão de autonomia estreada no táxi elétrico da LEVC, TX, e o mesmo sistema de propulsão elétrico. O VN5 vai oferecer uma autonomia em modo elétrico de 102 quilómetros e um raio de operação total de 485 quilómetros.
Assim como o táxi TX, o novo VN5 irá disponibilizar um raio de viragem das rodas de apenas 10,5 metros, facilitando as manobras em ambiente urbano.
Segundo a LEVC, a tecnologia eCity responde às necessidades de operação de vários setores da distribuição e não apenas da última milha. A DPD irá utilizar o VN5 nas ligações entre os centros de distribuição e os centro da cidade.
A fase de testes irá decorrer nos próximos meses e contará com o envolvimento de 25 parceiros que irão utilizar os veículos de testes em aplicações tão diferentes como entregas de ferramentas e equipamentos ou serviços postais. As empresas foram escolhidas especificamente para operarem o veículo em diferentes tipos de serviços.