Se, tal como nós, cresceu a admirar os modelos Lancia de competição, com a sua decoração Martini Racing, então, esta notícia é para si: a melhor e mais completa coleção de carros de competição da Lancia, vai a leilão no final deste ano. Diga lá, imagina o que seria ter um Delta HF Integrale WRC campeão do mundo na garagem?
Colocado no mercado sob a designação "Campion Collection", ou "A Colecção de Campion", o lote em questão é composto de vários carros de competição, reunidos ao longo dos tempos pelo empresário e piloto de automóveis, John Campion.
Com apresentação, pela primeira vez, ao público, agendada para o próximo fim-de-semana de 25 e 26 de janeiro, durante a Palm Beach Cavallino Classic, que terá lugar no estado norte-americano da Flórida, esta colecção Lancia congrega uma série de modelos verdadeiramente icónicos.
Bólides que, ao longo dos tempos, marcaram a competição e a própria Lancia, para abrilhantarem, anos depois, concursos como o Amelia Island Concours d'Elgance ou o The Quail, nos EUA.
O Lancia Delta HF Integrale 8V Grupo A bicampeão do mundo
Entre as propostas que agora vão a leilão, destaque, como não poderia deixar de ser, para o eterno Lancia Delta HF Integrale 8V Grupo A bicampeão do mundo de ralis, que durante o seu percurso desportivo somou um total de 36 vitórias no campeonato.
Embora levada ao extremo enquanto em actividade, esta unidade foi, após a retirada dos ralis, alvo de um restauro total, surgindo hoje, exactamente, com as mesmas especificações de quando venceu o Rali de Portugal!
[smartslider3 slider="138"]
Um raríssimo Lancia Rally 037 Evo 2 de 1984
Da riquíssima "Campion Collection", faz ainda parte um Lancia Rally 037 Evo 2 de 1984, com as especificações do Grupo B da altura. Carro que, diga-se, é, hoje em dia, uma autêntica raridade, já que, iguais, só existem 20 unidades em todo o mundo.
De resto e tal como as restantes, também este Rally 037 Evo 2 Group B apresenta a certificação oficial do construtor.
[smartslider3 slider="137"]
O Lancia LC1 Grupo IV de 1982 que venceu Nürburgring
Ainda entre os seis modelos que vão a leilão, referência obrigatória para o Lancia LC1 Group VI de 1982, que disputou as 24 Horas de Le Mans enquanto parte da equipa oficial, e que chegou a vencer os 1000 km de Nürburgring, também nesse ano de 1982.
Espécimen raro, apenas quatro destes carros, existem hoje em dia. Sendo que, este, é um deles.
[smartslider3 slider="136"]
Um Lancia Delta S4 Corsa Grupo B vencedor das 1000 milhas
Finalmente e a terminar, o Lancia Delta S4 Corsa Grupo B que venceu o Rali 1000 Miglia de 1986, e que chegou a fazer testes de estrada à partida para o Rali de Monte Carlo e Rali da Suécia.
Totalmente recuperado após a despedida, este Delta S4 Corsa venceu já e inclusivamente, o prémio "Best in Class", no Concurso de Elegância de Amelia Island, nos EUA.
[smartslider3 slider="135"]
E quanto custa?
Esse será, talvez, o aspeto menos agradável desta notícia. Leiloada como um único lote, do qual faz ainda parte um Lancia LC2 Group C de 1983 e um Lancia Beta Montecarlo Turbo Group V de 1981 (galeria abaixo), a "Campion Collection" apresenta como valor base de licitação, seis milhões de libras. Ou, à cotação actual, pouco mais de 7,1 milhões de euros.
[smartslider3 slider="140"]
É caro? É!... Vale a pena? Vale!... Portanto, se puder, não deixe de dar um pulinho até à Flórida, para fazer a sua licitação no leilão a cargo da Girardo & Co!