Como uma lei pode facilitar o acesso aos elétricos….

Este é um caso paradigmático passado em solo britânico, e que se destina a fomentar o acesso das empresas aos comerciais eletrificados. Muitos debates têm existido sobre a forma correta de atrair mais consumidores para o mercado de motorizações alternativas. Depois da clara demonstração norueguesa que os incentivos fiscais e facilidades na mobilidade são um importante impulso, está a surgir no Reino Unido mais uma demonstração da forma como a lei pode facilitar o acesso aos elétricos. Neste caso, é pela mudança da autorização de condução na carta de condução da Categoria B, em que se aumenta o peso bruto máximo permitido para conduzir viaturas com este tipo de motorizações.   A lei britânica deve ser brevemente alterada para a Categoria B da Carta de Condução que, tal como em Portugal, permite conduzir automóveis com uma massa máxima autorizada não superior a 3500kg. A ideia passa por elevar este limite para os 4250kg, facilitando a introdução das alterações mecânicas e tecnológicas necessárias para viaturas híbridas, elétricas e a hidrogénio (FCV), especialmente devido ao peso da inclusão das baterias. Este regime de exceção, que será especificamente para veículos comerciais com motorizações alternativas, demonstra como alterar uma lei pode facilitar o acesso aos elétricos e outros veículos de emissões reduzidas, incentivando as empresas de transporte a apostar em frotas mais ecológicas. Um comunicado do executivo britânico veio já confirmar que "devido à resposta positiva à consulta e ao interesse dos operadores, o governo pretende avançar com a implementação desta política". A intenção é eliminar as penalizações por excesso de peso previstas para estas viaturas, aumentando a sua capacidade de concorrer (devido às vantagens ambientais e nos consumos) com os veículos tradicionais com motores de combustão. Esta possível alteração também já foi alvo de elogios por parte da entidade que representa as transportadores no Reino Unido.   Fonte: Inside EVs