Na 19ª edição do prémio do "Carro Frota" da LeasePlan três dos quatro vencedores nas categorias em competição - Utilitário SUV, Pequeno Familiar, SUV Médio e Médio Familiar - eram elétricos. Por isso não será de estranhar que o grande vencedor tenha sido um elétrico, no caso o Renault Mégane E-Tech EV60.
Em 19 edições do prémio "Carro Frota" da LeasePlan esta foi a primeira vez que o mesmo foi atribuído a um veículo elétrico a bateria. A distinção reforça a importância que este tipo de viaturas tem ganho no mercado nacional em Portugal, com cada vez mais empresas a reconhecerem mais valias nas soluções de mobilidade sustentável.
Naturalmente que os incentivos fiscais concedidos pelo Estado às empresas, designadamente em termos de dedução de IVA (quando aplicável) na aquisição ou renda, a isenção de Imposto Único de Circulação e taxa de zero de Tributação Autónoma vieram dar uma forte ajuda.
A 19ª edição do Carro Frota da LeasePlan contou com a presença de representantes da gestora de frotas, de responsáveis das marcas e um painel de jurados, constituído por representantes de 15 clientes frotistas, de empresas nacionais multinacionais, com um parque circulante superior a sete mil veículos.
Quatro categorias a concurso
Na edição de 2023 deste prémio estiveram a concurso quatro categorias: Utilitário SUV, Pequeno Familiar, SUV Médio, Médio Familiar. A seleção dos modelos para avaliação, constituída por 12 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas, encomendas e entregas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel segundo estatísticas da ACAP e o custo total de utilização. Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise quantitativa, em que o TCO valia 50%, e qualitativa, designadamente em termos de habitáculo, conforto, estética, motor e dinâmica.
Após o apuramento dos resultados foram conhecidos os vencedores nas diferentes categorias, sendo de referir que três deles são elétricos. Nos Utilitários SUV ganhou o Seat Arona 1.0 TSI de 110 cv, que se destacou nos fatores de visibilidade do condutor (exterior), facilidade e posição de condução e direção. Na categoria Pequenos Familiares, o eleito foi o Renault Mégane E-Tech EV60, que bateu os concorrentes por ter sido o melhor nos fatores design exterior, visibilidade condutor (exterior) e o conforto da suspensão.
LEIA TAMBÉM
Alterações em Portugal. ALD Automotive conclui aquisição da LeasePlan
Quanto à categoria SUV Médio, o Volkswagen ID4 Pro Performance de 204 cv impõe-se à concorrência direta, tendo-se destacado em factores como a caixa de velocidades, conforto da suspensão / pisar da estrada e direção. Na categoria Médio Familiar, o triunfo pertenceu ao BMW i4 eDrive40 de 340 cv que levou a melhor em critérios como visibilidade condutor (exterior), infotainment intuitivo e conectividade e a acessibilidade dos lugares e bagageira.
Clientes reconhecem mais valias dos elétricos
Para o júri do "Carro Frota 2023" da LeasePlan, a melhor proposta a concurso foi o Renault Mégane E-Tech EV60 de 130 cv, que acabou por conquistar o prémio. "É com entusiasmo que assistimos à eleição do primeiro carro frota 100% elétrico na história dos prémios Carro Frota, uma distinção que a LeasePlan atribui há 20 anos com base em critérios da máxima independência e rigor", comenta António Oliveira Martins, Country Managing Director da LeasePlan em Portugal.
O responsável da gestora de frotas considera que esta eleição "é uma demonstração evidente de que os clientes reconhecem as mais valias dos veículos elétricos e que já existem modelos capazes de corresponder às suas necessidades do dia-a-dia. Acredito que este é mais um passo importante que damos rumo às zero emissões da Frota LeasePlan e espero que esta seja a primeira de muitas atribuições do prémio Carro Frota a um veículo elétrico."