O Mercedes-Benz Classe A 250e foi o grande vencedor da 18ª edição do Carro Frota do Ano da LeasePlan. Pela primeira vez ganhou um híbrido plug-in num segmento de mercado que era tradicionalmente diesel. As tendências estão definitivamente a mudar, mesmo nas opções das frotas.
A Mercedes-Benz continua a arrecadar sucessivos prémios em Portugal. Ainda este ano ganhou dois prémios "Turbo do Ano" nas categorias "Melhor Automóvel de Prestígio" e "Turbo do Ano de 2021" conquistados pelo EQS. Agora junta mais dois relativos ao "Carro Frota do Ano de 2022" da LeasePlan, já que o Mercedes-Benz Classe A 250e não só venceu na categoria de melhor "Pequeno Familiar" como também foi eleito como "Carro Frota do Ano de 2022".
Os vencedores da 18ª Edição do Carro Frota do Ano foram apresentados numa cerimónia organizada pela LeasePlan Portugal que contou com representantes da gestora de frotas, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados. O Carro Frota do Ano tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2022.
LEIA TAMBÉM
LeasePlan defende melhoria das infraestruturas para veículos elétricos
Fruto da evolução tecnológica e das tendências do mercado, os veículos que estiveram a concurso foram divididos em quatro tipos de motorizações - PHEV, gasolina, diesel e elétrico - que entraram, pela primeira vez no painel das quatro categorias principais: "Pequeno Familiar", "Médio Familiar", "Utilitário SUV", e "SUV Médio".
Seleção dos finalistas
"Estamos a viver um momento crítico e de grande aceleração em termos de transição para a mobilidade elétrica, por isso incluímos, pela primeira vez, na edição deste ano os VE como uma das motorizações a testar em todas as categorias", explica António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan Portugal.
"Estamos orgulhosos de assumir a responsabilidade em eleger o melhor carro frota há 20 anos com base em critérios da máxima independência e rigor," acrescenta.
O processo de seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota, neste caso os 15 finalistas, foi realizado tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (custo total de propriedade), considerando que a LeasePlan gere mais de 10.000 clientes e tem 114 mil veículos sob gestão dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade.
Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.
A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 20 Clientes frotistas, empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A avaliação quantitativa engloba a análise das componentes do TCO (custo total de propriedade).
Quatro categorias
Na categoria "Pequeno Familiar", a vitória pertenceu ao Mercedes-Benz Classe A 250e, que se superiorizou ao Nissan LEAF e+ 218 cv, ao BMW 116 d 116 cv e ao Seat Leon ST 1.0. Design interior, design exterior e qualidade dos materiais foram os critérios que estiveram na base da conquista do primeiro lugar na categoria por parte do híbrido plug-in da marca alemã.
Na categoria Médio Familiar o vencedor foi o BMW 320e Touring 204 cv que se destacou em aspectos como o design Interior, Infotainment intuitivo e conectividade face a concorrentes como Tesla Model 3 Long Range Dual Motor 325 Cv e o Peugeot 508 SW 1.5 BlueHDi de 130 cv.
Na categoria Utilitário SUV o triunfo pertenceu ao Peugeot 2008 1.5 HDI 110 cv, que se superiorizou em critérios como a caixa de velocidades, o design interior exterior. Os outros modelos nesta categoria eram o Opel Mokka-e de 136 cv, o Seat Arona 1.0 TSU de 110 cv e o Renault Captur 1.6 Plug-In de 160 cv.
Finalmente entre os SUV Médios, o primeiro lugar foi para o Kia Niro EV de 64 kW de 204 cv, naquela que foi a primeira vitória da marca coreana numa categoria nos prémios "Carro Frota do Ano" de 2022. Na base da conquista de primeiro da categoria estiveram os fatores caixa de velocidades, conforto da suspensão / pisar da estrada e direção. Os outros concorrentes eram o Nissan Qashqai 1.3 DIG-T de 130 cv, o Seat Ateca 2.0 TDI de 115 cv e o Peugeot 3008 1.6 Hybrid de 225 cv.