Land Rover. Novos Discovey Sport e Evoque serão apenas e só eletrificados

Os modelos mais pequenos da Land Rover, Discovery Sport e Evoque, vão ser eletrificados, construídos com base na nova plataforma EMA...

Os modelos mais pequenos da Land Rover, Discovery Sport e Evoque, vão tornar-se apenas eletrificados, construídos com base na nova plataforma EMA, despedindo-se, assim, da combustão pura.

A nova geração do Range Rover Evoque e do Land Rover Discovery Sport vão receber a nova arquitetura elétrica da marca britânica e serão propostos apenas com motorizações híbridas ou elétricas.

A medida insere-se na nova estratégia Reimagine da Jaguar Land Rover, que prevê o lançamento de seis modelos elétricos da Land Rover nos próximos seis anos e a utilização apenas de linhas motrizes eletrificadas a partir de 2026, embora ainda se incluam sistemas microhíbridos (mild-hybrid). 

Até 2030, a Jaguar Land Rover pretende que 60% do volume de vendas seja de veículos elétricos, 10% híbridos plug-in e 30% microhíbridos ou híbridos. O objetivo é ainda mais ambicioso para 2036, com todas as vendas a corresponderem a veículos elétricos.  

Duas novas plataformas

Todos os modelos da Land Rover vão adotar uma de duas plataformas: MLA (Modular Longitudinal Architecture) para linhas motrizes mistas e a EMA (Electrified Modular Architecture) para veículos eletrificados.

A plataforma EMA será lançada em 2024 e será utilizada na nova geração do Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport. Isso significa que aqueles modelos não estarão disponíveis com motores de combustão puros nem com tecnologia microhíbrida.

A plataforma EMA será desenvolvida a partir dos módulos de bateria no piso, com uma simples estrutura da carroçaria e um piso plano para maximizar o espaço. A tecnologia usada será de 800V e irá oferecer uma eficiência de 6,4 a 7,2 km por kWh para o veículos elétricos baseados na plataforma EMA.

LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover. Eletrificação e conectividade são base para o futuro

Por sua vez, a plataforma MLA deverá ser introduzida em 2022 ou 2023 e será usada na nova geração do Range Rover e do Range Rover Sport. Descrita como uma arquitetura "flexível" aceitará linhas motrizes microhíbridas, híbridas, híbridas plug-in e elétricas.

A Jaguar Land Rover não indica qual a plataforma que será utilizada pela próxima geração do Velar, mas tudo leva a crer que seja a EMA. Além de lançar versões eletrificadas de modelos existentes, a Land Rover também deverá introduzir um novo modelo elétrico nos próximos cinco anos. Pode ser que seja o Velar para assegurar uma maior diferenciação face ao Evoque.