Land Rover Defender. O renascer do mito

O novo Land Rover Defender já chegou a Portugal e a TURBO esteve entre os media convidados para o receber. Este foi o nosso primeiro contacto.

O velho Land Rover Defender deu lugar ao novo Defender, depois de em 2016 a marca britânica ter interrompido a produção do lendário todo o terreno nascido em 1948, no após guerra. Este foi o primeiro e breve contacto, com o novo Land Rover Defender, já em Portugal.

Tal como o seu antecessor, o Land Rover Defender continua a ser um todo o terreno pensado para superar grandes obstáculos fora de estrada, porém, tem hoje um aspeto bastante mais sofisticado, fruto dos tempos modernos e do "know how" da marca neste segmento tão específico, onde a Land Rover é a maior especialista sobre a matéria.

Pelo breve contacto que tivemos com esta nova geração do Land Rover Defender, podemos dizer que há poucos modelos no mercado de caraterísticas parecidas.

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Mais sofisticado e moderno

Com dois tipos de carroçaria (uma curta de 3 portas chamada de 90 e outra longa de 5 portas designada de 110 numa alusão ao passado), a nova geração do mítico modelo britânico está carregada de muitos elementos de conforto e de assistência à condução, quer em estrada quer fora dela.

O Defender tem como concorrentes mais diretos o Toyota Land Cruiser e o Jeep Wrangler, embora o modelo britânico se apresente mais sofisticado e com uma conceção bastante mais moderna. A versão mais longa pode estender a lotação até aos sete lugares.

Construído sobre uma nova plataforma denominada D7x, em alumínio, o novo Defender abandona a estrutura antiga de longarinas e travessas, para assumir a moderna configuração monocoque que a Land Rover assegura ser bastante mais rígida e capaz de otimizar a suspensão independente, onde as molas pneumáticas são de série e os amortecedores oferecem uma dureza variável.

O novo Defender conta com óptimos ângulos para o todo-o-terreno, a começar na altura livre, de 297 mm, a que se juntam ainda os ângulos de ataque (38º), ventral (28º) e de saída (40º), assim como a altura ao vau, de 900 mm.
O novo Defender conta com óptimos ângulos para o todo-o-terreno, a começar na altura livre, de 297 mm, a que se juntam ainda os ângulos de ataque (38º), ventral (28º) e de saída (40º), assim como a altura ao vau, de 900 mm.

Duas funções da suspensão pneumática, é elevar a carroçaria até 75 milímetros desde a posição normal para favorecer a circulação por terrenos difíceis, e baixar a altura em 50 milímetros para facilitar o acesso ao interior.

Graças a estas funcionalidades, os ângulos de todo o terreno da versão longa que experimentamos em quatro horas, são melhores que a dos seus principais adversários: Jeep Wrangler de 5 portas, Mercedes Classe G, Suzuki Jimny e Toyota Land Cruiser 5 portas.

Com tracção total permanente... e função Wade

O sistema de tração total é permanente graças a um diferencial central, enquanto o diferencial traseiro pode ser bloqueado.

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Além disso, o novo Defender conta com diversos programas de funcionamento do sistema de tração (Terrain Response 2) selecionados a partir do ecrã tátil do sistema multimédia, enquanto três programas de condução alteram a resposta do acelerador, da caixa de velocidades, da direção e do próprio sistema de tração.

Do menu dos programas de tração destacamos uma função (Wade) pensada para passagens a vau. Esta função intervém ao nível da ventilação para que circule o ar pelo habitáculo, suaviza a resposta do acelerador, eleva a altura da carroçaria, ajusta o funcionamento dos diferenciais, ao mesmo tempo que garante a visualização da altura da água.

Depois de passar pela água o sistema trata secar e limpar as pastilhas do travão pressionando-as contra os discos.

O novo Defender anuncia um interior acolhedor, mas também tecnológico
O novo Defender mostra um interior acolhedor, mas também tecnológico

Outra função de ajuda à condução por caminhos fora de estrada é o "Clear Ground View", que permite ver no ecrã do sistema multimédia o terreno por baixo do capot.

Por dentro, o Land Rover Defender deu a conhecer um espaço acolhedor, mas igualmente preparado para uma utilização mais suja, fora de estrada. Daí que os tapetes sejam de borracha, para serem mais fáceis de limpar. O mesmo se passa na mala, onde o fundo é removível e feito num material fácil de limpar.

Capaz de suportar uma carga máximo no tejadilho em andamento de 168 kg e 300 kg parado, o Defender continua a ser um veículo projetado para grandes expedições, onde pode rebocar até 3500 kg com travão (750 kg sem travão).

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A Diesel e gasolina

Ao nível de motores a oferta estende-se a duas versões Diesel e duas versões a gasolina. No primeiro caso, com potências de 200 e 240 cv e, no segundo, com potências de 300 e 400 Cv.

O motor a gasolina mais potente, com um sistema híbrido simples que funciona com uma rede de 48 volts (Mild Hybrid), é alimentado por uma bateria de iões de lítio.

Todos os motores têm uma cilindrada de 2 litros, exceto o mais potente, que é de 3 litros e seis cilindros.

O Land Rover Defender aposta numa estética moderna, sem perder a ligação ao antecessor
O Land Rover Defender aposta numa estética moderna, sem perder a ligação ao antecessor

Para mais tarde está previsto uma versão híbrida plug-in.