Modelo icónico no seio da própria indústria automóvel, o Land Rover Defender está de regresso, depois de um período em que muitos temeram que pudesse não voltar. Contudo, as diferenças desta nova geração, face àquela que se chegou a anunciar como a última, são substanciais, e nós revelamos-lhe as mais importantes.
Dado a conhecer, naquela que foi a primeira geração, no início dos já longínquos anos 80 do século passado - ainda que o modelo original remonte a finais dos anos 40, então como apenas Land Rover series -, a verdade é que o Land Rover Defender rapidamente ultrapassou a dimensão de um simples automóvel ou todo o terreno, para se tornar uma autêntica instituição. Sendo encarado por muitos, até mesmo como uma espécie de pai dos todo-o-terreno.
No entanto e apesar de com uma produção ininterrupta que se prolongou por cerca de 67 anos, a 29 de janeiro de 2016, a Land Rover decidiu colocar um ponto final na existência do modelo. E, diga-se, sem deixar quaisquer garantias de que pudesse, um dia, regressar.
Algo que, porém e felizmente, acabou mesmo por acontecer, três anos depois, com a apresentação do Novo Defender – um Defender, realmente, mas também um modelo substancialmente… diferente.
Não acredita? Em apenas três pontos, recordamos aqui as maiores alterações:
DESIGN
Nas anteriores gerações, um aspecto quase proibido de alterar, uma vez que era também um dos pontos fortes do modelo, o novo Land Rover Defender acabou seguindo o mesmo princípio… apenas nas linhas gerais. Isto porque, no restante e em particular nos pormenores, o novo modelo exibe toda uma série de alterações, nunca antes vista num Defender…
PLATAFORMA
É, talvez, um dos aspetos em que o novo Land Rover Defender mais evolui, ao trocar a anterior plataforma clássica, com chassis de longarinas e travessas, por uma estrutura em alumínio, a que foi dado o nome D7x. Além disso, a suspensão passa a ser também independente, abandonando o vetusto eixo rígido que o antecessor ostentava…
TECNOLOGIA
Apontado desde tempos imemoriais como um veículo básico e sem concessões de qualquer espécie, a verdade é que tal já não poderá ser dito do novo Defender. O qual conta com um número considerável de tecnologias e soluções de conforto e assistência à condução. Já para não falar num sistema multimédia dos mais avançados hoje em dia no mercado, ou até mesmo da opção por uma caixa automática de oito velocidades…
LEIA TAMBÉM
Land Rover Defender Works V8 – O mais veloz de sempre