A Lancia continua com o prometido "strip-tease" do futuro Ypsilon, modelo que não só inaugurará uma nova era na marca da Turim, como promete estrear uma tecnologia totalmente nova: o S.A.L.A. O qual, diga-se, tem agora revelada a sua primeira imagem.
Terceira teaser daquela que será a nova geração do popular utilitário italiano, já 100% elétrica, o próximo Ypsilon anuncia-se, assim, como o primeiro modelo da marca de Turim a dispor do S.A.L.A., sinónimo de 'Sound Air Light Augmentation', e que será, nada mais, nada menos, que o futuro sistema de infoentretenimento da Lancia.
"O novo Lancia Ypsilon será o primeiro modelo a vir equipado com S.A.L.A., uma tecnologia intuitiva e sem necessidade de qualquer esforço da parte dos ocupantes, concebida segundo o mais puro estilo Lancia, com o objectivo de tornar a vida a bordo mais fácil", afirma o CEO da Lancia, Luca Napolitano.
Sigla que remete igualmente para a palavra "Sala (de estar)", "O S.A.L.A. permite ao condutor e passageiro interagirem-se com o automóvel, através de um simples toque num botão ou com o som da sua voz, acedendo assim às funções de áudio, climatizarão e iluminação", conclui o mesmo responsável.
LEIA TAMBÉM
Com primeiro teaser. Lancia anuncia chegada do futuro Ypsilon
Ainda segundo a Lancia, este novo sistema de infoentretenimento anuncia-se como totalmente personalizável, com base em widgets, os quais são exibidos em dois ecrãs HD propostos de série, com o layout inicial a servir como painel de controlo central, para som, ar e luz.
Agendado para Fevereiro
A terminar, a marca italiana recorda que o novo Lancia Ypsilon tem apresentação mundial agendada para 24 de fevereiro de 2024, altura em que será desvendado naquela que será a sua edição limitada e exclusiva de lançamento, denominada 'Cassina'.
Apenas com trem de força elétrico, o Ypsilon 'Cassina' terá uma produção limitada a não mais que 1906 unidades numeradas e certificadas, número que remete para a data de fundação da marca italiana.
O novo Ypsilon representa, ainda, o primeiro passo daquela que é a nova Lancia, a qual, depois de um período de maior apagamento, em que esteve limitada ao mercado italiano, prepara agora o seu regresso aos mercados internacionais.
Este regresso terá por base uma estratégia de eletrificação de todos os futuros modelos e em linha com o plano estratégico 'Dare Forward' da casa-mãe, a Stellantis. Mas também baseado na solução Free2move Charge, um ecossistema de carga integrado a 360°.