Exemplo perfeito de resistência e perseverança no mercado automóvel, o Lancia Ypsilon continua a sua caminhada contra tudo e contra todos, numa altura em que, integrada num novo grupo, Stellantis, a marca de Turim pode vir a conhecer novo período de expansão. No entanto e enquanto tal não acontece, o 'piccolo' Ypsilon apresenta-se em novo restyling.
Hoje em dia único modelo da Lancia, e ainda por cima com comercialização reduzida apenas e só ao mercado interno (Itália), o Ypsilon continua a fazer das fraquezas, forças, em nome da sobrevivência. Com a recompensa a surgir, através do prémio de proposta mais vendida, em Itália, no segmento do citadinos.
Entretanto e depois de ter recebido um restyling em 2015, ou seja, quatro anos após o lançamento da actual geração, o Lancia Ypsilon volta agora a submeter-se a uma "lavagem de cara", para o ano que se inicia. A qual, mesmo não trazendo grandes ou profundas alterações, consegue marcar a diferença face ao modelo em comercialização.
Atualmente na sua terceira geração, o Lancia Ypsilon passa a exibir, desde logo e na sequência desta atualização, uma nova grelha frontal de moldura e lâminas na vertical metalizadas, ao mesmo tempo que perde a grande maioria dos restantes cromados, que exibia no exterior. Neste caso, trocados por acabamentos acetinados.
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Já no domínio das cores exteriores, destaque para a introdução de um novo Azul Elegant, enquanto interpretação moderna do clássico Azul Lancia, enquanto, na iluminação, a novidade são as novas luzes LED diurnas, a destacarem-se num pára- choques subido e remodelado.
Passando ao habitáculo, a Lancia instalou um novo ecrã táctil de 7" com sistema de infotainment, Apple CarPlay e Android Auto, sendo que o Ypsilon também pode ser enriquecido, no seguimento deste restyling, com a inclusão de um pack EcoChic, do qual faz parte um filtro de ar condicionado capaz de reter 99% de alergénos e 98% de bactérias.
De salientar ainda o facto do Ypsilon envergar um revestimento interior feito de plásticos reciclados, com base em garrafas retiradas do Mar Mediterrâneo, embora e no caso de preferir algo mais chique, também possa optar por soluções mais tradicionais, como a Alcantara.
As alterações dependem, igualmente, do nível de equipamento escolhido - Silver ou Gold.
Com motores a gasolina MHEV e GPL
Falando de motorizações, o Lancia Ypsilon adopta uma nova solução motriz mild-hybrid, idêntica à estreada no agora eletrificado Fiat 500 e Panda, e que tem por base um três cilindros 1.0 litros FireFly a debitar 70 cv de potência, acrescido de um sistema elétrico de 12V e bateria de iões de lítio, que, a funcionar no arranque, contribui, segundo a marca italiana, para reduzir em 13% as emissões de CO2.
A par desta motorização MHEV, o modelo conta, ainda, com uma motorização térmica, que também pode funcionar a GPL, sinónimo de um bloco de 0,9 litros Twin Air, a debitar 85 cv.
Já disponível... em Itália
A Lancia já arrancou, entretanto, com a comercialização do renovado Ypsilon, propondo-o - apenas em Itália, claro -, no caso da motorização Mild-Hybrid com nível de equipamento mais baixo, Silver, com um preço de partida de 15 100 Euros. Já o Gold, começa nos 16 700 Euros.