No regresso à Europa. Lancia apresenta o novo e elétrico Ypsilon… para Itália

A Lancia deu mais um passo na direcção a uma nova era, com a apresentação oficial do Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina.

Tal como previsto, a Lancia deu hoje mais um passo na direcção a uma nova era, em que regressa aos mercados internacionais, com a apresentação do primeiro modelo para um novo futuro: o Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina. Edição especial e limitada de lançamento, 100% elétrica, com pouco mais de 400 km de autonomia, mas apenas disponível em Itália.

Resultado da conjugação de esforços de duas marcas italianas de destaque, a Lancia nos automóveis e a Cassina no design de interiores, a edição de lançamento do novo Ypsilon procura assumir-se como a "expressão máxima do design, do conforto e do bem estar a bordo", salienta o fabricante automóvel de Turim. E, tudo isto, num conjunto com pouco mais de quatro metros (4.08 m), 1.76 m de largura e 1.44 de altura, mas também 1.584 kg de peso.

Igualmente a contribuir para estas sensações, não apenas os bancos revestidos a veludo azul em fio 100% reciclado com uma textura 'Cannelloni', mas também as inserções, na mesma cor, no painel de instrumentos e nos painéis das portas. Além do novo "tavolino", solução multifuncional aplicada pela primeira vez no interior de um automóvel e que, entre outras aptidões, oferece a possibilidade de carregar o smartphone.

LEIA TAMBÉM
Lancia renasce com primeiro Ypsilon elétrico

A acrescer a estes argumentos e com o objectivo declarado de apontar à posição de melhor proposta no segmento hatchback B Premium, um ecrã central de 10,25", o "melhor sistema de ajuda ao estacionamento de série" e "o melhor sistema de iluminação exterior, em termos de tecnologia e alcance", assegura o fabricante. Que não deixa de apontar o Ypsilon também como "o único modelo do segmento equipado de série com Condução Autónoma de Nível 2".

Ainda no capítulo da tecnologia, o hatchback italiano apresenta-se como o primeiro automóvel de produção em massa do grupo Stellantis equipado com o novo sistema de infotainment S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), uma interface virtual e inteligente, concedida com o intuito de garantir uma experiência de condução confortável.

Elétrico com 403 km de autonomia

Relativamente ao sistema de propulsão 100% elétrico, a Lancia anuncia para o Ypsilon a melhor autonomia da sua classe, com um máximo de 403 km em ciclo combinado WLTP, necessitando, em seguida, menos de 10 minutos para repor energia suficiente para percorrer mais 100 quilómetros. Ou, então, cerca de 24 minutos, para carregar dos 20 aos 80% da capacidade da bateria de 51 kWh.

Com 156 cv de potência e 260 Nm de binário, o utilitário italiano anuncia ainda consumos entre os 14,3 e os 14,6 kWh/100 km.

A terminar, recordar que o Ypsilon é o primeiro de três novos modelos que a nova Lancia pretende lançar, um a cada dois anos, com os quais iniciará a sua transição para a mobilidade exclusivamente elétrica, ao mesmo tempo que regressa à internacionalização e aos mercados da Europa.

No entanto e, pelo menos, para já, a versão de lançamento do pequeno utilitário da Lancia fica disponível para encomenda apenas em Itália, com uma proposta de financiamento da Stellantis Financial Services Itália de 200 euros por mês. E que inclui a solução de carregamento doméstico Easy Wallbox e 3 anos/30.000 km de garantia.