Se isto não é um caso sério de longevidade, então, confessamo-lo, não sabemos como chamar-lhe! A comemorar mais de 11 anos de existência e apesar de limitado a não mais do que um mercado (Itália), o Lancia Ypsilon acaba de receber mais uma atualização.
Numa altura em que a própria Lancia se encontra num processo de renascimento para os mercados europeus, desta feita, com um posicionamento aspiracionalmente premium e exclusivamente elétrico, o pequeno citadino Ypsilon, último resquício e recordação de um tempo já passado, dá mostras de não querer morrer. Confirmando-o através de mais uma - a última?... - renovação.
De resto e segundo anuncia a própria marca italiana, por intermédio daquele que é o novo dono da Lancia, a Stellantis, o Ypsilon torna-se, agora, no "citadino mais conectado de sempre". Isto, graças à introdução de um novo sistema de infoentretenimento com ecrã de 7" e emparelhamento wireless via Apple CarPlay e Android Auto, além de uma plataforma de carregamento, também wireless, de smartphones.
A par destas soluções e também pela primeira vez no modelo, a presença de uma câmara traseira de ajuda ao estacionamento.
Já no domínio da estética, a introdução de uma nova cor exterior Verde Rugiada, acompanhada de algumas alterações no habitáculo, nomeadamente, algumas aplicações em Azul no tablier e painéis das portas, além de pormenores num Verde multicolor, na pega da caixa de velocidades, volante, saídas de ar e painel de instrumentos. Este último, também revisto.
LEIA TAMBÉM
Lancia Design Day. Concept Pu+Ra é a antecipação dos primeiros três EV
Finalmente, o Ypsilon ganha, igualmente, um novo revestimento dos bancos, denominado 'Seaqual Yarn', e cirado a partir de plásticos reciclados, recolhidos do Mar Mediterrâneo.
Ainda assim, verdadeiramente surpreendente, é o facto do citadino italiano passar a estar disponível, em Itália, com uma motorização Mild Hybrid, que combina um pequeno três cilindros 1,0 litros a gasolina, com um sistema elétrico de 12V e bateria de iões de lítio de 12V. Ambos a garantirem uma potência combinada de 70 cv.
Depois e a juntar a esta motorização, uma nova versão GPL, denominada Ecochic, e que sucede à motorização a gás de petróleo liquefeito que já existia. Mantendo-se, igualmente, a edição Alberta Ferretti introduzida em 2021.
A terminar, dizer que o novo Ypsilon passa a estar disponível por preços a partir de 13.350€ ou, então, por uma mensalidade de 217€ ao longo de 48 meses, mais um último pagamento no valor de 6.633€.