Lancia Ypsilon. Não só não morreu, como acaba de mostrar-se ao Futuro

Embora desaparecido, o Lancia Ypsilon continua bem vivo, e com futuro agora ainda mais garantido. Isto porque acaba de tornar-se híbrido!

Lembra-se do pequenino e saudoso Lancia Ypsilon, exemplo de uma espécie de citadino mais estilizado e luxuoso, à italiana? Pois bem, embora ande há já alguns anos desaparecido das notícias, a verdade é que, não só continua bem vivo, como pode muito bem ter garantido o futuro. Isto porque acaba de tornar-se híbrido!

Hoje em dia comercializado apenas em Itália, é caso para dizer que o Ypsilon, e consequentemente a Lancia, teima em não morrer!

Apesar dos anos que já leva desaparecido, quem não se lembra desta traseira redondinha?...
Apesar dos anos que já leva desaparecido, quem não se lembra desta traseira redondinha?...

Embora já sem a presença de outros tempos, quando alinhava em todos os mercados do Velho Continente, o Lancia Ypsilon prepara-se agora para garantir mais alguns anos de vida, ao adoptar a mesma solução de propulsão micro-híbrida já estreada, tanto no Panda, como no 500. E que, tal como acontece com estes modelos, poderá permitir ao pequeno citadino da Lancia a continuação da sua existência, graças às benesses fiscais!

LEIA TAMBÉM
Lancia Delta Futurista: O regresso do mito

A apoiar esta possibilidade, a introdução, no Ypsilon, do já conhecido pequeno tricilíndrico FireFly a gasolina de apenas 1.000cc, apoiado por um pequeno motor elétrico accionado por correia, e que tanto serve de alternador, como de motor de arranque. Ajudando a garantir, graças também ao apoio dado por uma bateria de iões de lítio de 3,6 kWh, colocada sob o banco traseiro, uma potência máxima de 70cv e 92 Nm de binário.

A partir de agora com uma componente micro-híbrida, o Ypsilon assume a ambição de viver mais alguns anos. Ainda que apenas no mercado italiano
A partir de agora com uma componente micro-híbrida, o Ypsilon assume a ambição de viver mais alguns anos. Ainda que apenas no mercado italiano

Sem possibilidade de carregamento externo (as baterias recarregam apenas nas travagens e desacelerações) ou de circular apenas com recurso ao motor elétrico, esta motorização conta ainda com uma versão mais evoluída da conhecida caixa manual de seis velocidades, também como forma de garantir, no caso tanto do Panda como do 500, consumos cerca de 30% mais baixos.

LEIA TAMBÉM
Novo FIAT 500 apresentado. O charme renovado… em modo 100% elétrico

Disponível apenas no mercado italiano, o Lancia Ypsilon híbrido é proposto pelo preço de 10.900€. Valor que, diga-se, não deixa de ser um ótimo aliciante… mesmo para uma proposta cuja morte já foi por diversas vezes anunciada, embora, depois e pelos motivos mais diversos, acabe sendo sempre adiada….

Desaparecido do mercado nacional desde 2017, o Lancia Ypsilon continua igual a si próprio...
Desaparecido do mercado nacional desde 2017, o Lancia Ypsilon continua igual a si próprio...