A preparar o seu renascimento também para lá das fronteiras italianas, a Lancia anuncia a intenção de regressar à Europa com três propostas premium 100% elétricas (EV), a lançar até 2028. Modelos cujo design irá buscar a inspiração ao concept Pu+Ra Zero, cujos primeiros teasers acabam de ser divulgados.
Apresentado, para já, apenas como uma parte de um futuro automóvel, naquele que foi eleito como o Lancia Design Day, este novo concept, cujo nome Pu+Ra Zero nasce da contração das palavras 'Pure' e 'Radical', antecipará, com as suas formas, não apenas o futuro Ypsilon, como também o reinterpretado Delta, além de um terceiro modelo topo de gama, anuncia a Lancia em comunicado.
De resto e segundo também afirma o CEO da marca italiana, Luca Napolitano, este novo concept, uma "escultura" e "um manifesto tridimensional que inspira os veículos que serão lançados entre 2024 e 2028", marca, igualmente, o arranque de "uma nova era" para o fabricante. Desde logo, ao definir o design dos modelos "nos próximos 100 anos".
Ainda sobre esta nova linguagem estética, a Lancia destaca a renovação feita na clássica grelha frontal tipo cálice, em forma de T, a qual passa a contar com três barras de LED "como forma de expressão do nosso futuro elétrico", e a que se junta ainda um novo logótipo, o oitavo na história da marca, e que, nesta nova evolução, a que o fabricante dá o nome de 'Progressive Classic', vai buscar a inspiração ao símbolo desvendado em 1957, no Lancia Flaminia.
LEIA TAMBÉM
Dia 28 de novembro. Lancia anuncia renascimento com viagem ao passado
Passando à traseira, destaque para a presença de lanternas circulares e ocas, inspiradas nas do icónico Lancia Stratos Rally Racer, conjugadas com um novo lettering 'Lancia'. O qual recorre a um tipo de letra original e que vai buscar a inspiração à Moda.
No entender do director de design da Lancia, Jean-Pierre Ploué, trata-se de uma estética "atemporal, durável, única", construída à base de "formas icónicas [e puras] como é o caso do círculo, do quadrado, e do triângulo".
Ypsilon será o primeiro
Quanto à aplicação desta nova linguagem de design, a Lancia avança que o design traseiro será utilizado, pela primeira vez, no futuro Ypsilon, um pequeno elétrico a lançar em 2024, muito provavelmente, com base na plataforma STLA Small da Stellantis. A qual, de resto, já é usada pelo Peugeot e-208 e no Opel Corsa Electric.
Relativamente às formas do habitáculo, serão desenvolvidas em parceria com a empresa de design italiana Cassina, sendo que, o objectivo da Lancia, é que possam ser desvendadas no próximo mês de abril de 2023, já com as mais recentes tecnologias de infoentretenimento.
Quanto aos outros dois modelos, a marca italiana não avançou quaisquer datas ou prazos, para a chegada ao mercado.
Para a Europa com a aposta nas vendas online
Em declarações aos jornalistas, o CEO da Lancia recordou, ainda, a intenção da marca que lidera, de tornar-se 100% elétrica até 2028, a começar pelos três modelos agora anunciados, os quais serão comercializados não somente em Itália, como também "em outros quatro países europeus, numa primeira fase". Isto, antes da expansão das vendas para o resto da Europa, num negócio que dará primazia às vendas online, acompanhadas de um total de 100 pontos de venda em todo o continente.
"Este dia marca o início do nosso renascimento, o qual irá surpreender os fãs da Lancia em todo o mundo", afirmou Napolitano, acrescentando que o emblema "será, novamente, uma marca desejável, respeitada e fiável, no mercado premium europeu".