A Lancia quer voltar à antiga glória e o manifesto do início de uma nova era consiste no protótipo Pu+Ra HPE, que consiste no manifesto de um veículo elétrico que antecipa o futuro da marca em termos de design exterior e interior, sustentabilidade e tecnologia.
O primeiro automóvel da renascida Lancia é o Pu+Ra HPE, que, segundo refere a marca da Stellantis, se assume como um manifesto em termos de design, "sensação caseira", sustentabilidade e tecnologia.
O design deste modelo é inspirado no mundo do mobiliário urbano e resultou de uma colaboração com Cassina para proporcionar um "sensação caseira" tipicamente italiana, de que os estofos de elevada qualidade é apenas um exemplo.
Com uma autonomia anunciada superior a 700 quilómetros e um carregamento em pouco mais de dez minutos, o Lancia Pu+Ra pretende transmitir a visão de um veículo elétrico a bateria da marca, apostando igualmente em ser líder no campo da eficiência com um consumo de energia inferior a 10 kWh/100 km.
"O Lancia Pu+Ra HPE é o manifesto da Marca para os próximos 10 anos, que transporta a marca para a nova era da mobilidade elétrica e que sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE," afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
Interface S.A.L.A.
O Lancia Pu+Ra HPE estreia o interface visual S.A.L.A., que irá ser introduzido no novo Ypsilon em 2024, o qual será disponibilizado em versões híbridas e elétricas. A partir de 2026 apenas serão lançadas propostas 100% elétricas; e a partir de 2028, em simultâneo com a chegada do novo Delta, a Marca comercializará exclusivamente modelos elétricos.
Graças à S.A.L.A, a Lancia tornar-se-á na primeira marca da Stellantis a adotar as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizem as funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal.
O novo concept da Lancia apresenta os princípios da nova linguagem de design da marca, pura e radical, onde os volumes dos automóveis são criados a partir da intersecção de formas elementares e icónicas como o círculo e o triângulo, combinados com alguns detalhes ecléticos. Segundo a Lancia, este concept torna-se, assim, uma expressão do design intemporal italiano, com uma abordagem sustentável e inovadora que vai para além da típica linguagem automóvel.
Relativamente à designação deste protótipo, a Lancia explica que a designação "Pu+Ra" se refere à nova linguagem de design da Marca, pura e radical, enquanto "HPE" se traduz em "High Performance Electric", numa proposta que é, simultaneamente, ecosustentável, emocionante e evoluída. Recorde-se que o acrónimo HPE foi usado pela primeira vez na década de 70 do século passado no Lancia Beta, então significando "High Performance Estate", num símbolo de carácter desportivo e prático.
Design exterior remete para a história
A secção dianteira do protótipo faz uma reinterpretação da a histórica grelha de Lancia, agora transportada para o futuro pelos três raios de luz que a tornam icónica, memorável e visível mesmo vista de longe. Destaca-se acima do cálice do novo lettering da Lancia, produzido com uma fonte original que se inspira no mundo da moda.
O tejadilho circular proporciona uma vista ampla e panorâmica, com uma referência clara a elementos arquiteturais, tão característicos da nova linguagem de design da Lancia.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Lancia-Pu-Ra-HPE_001.jpg]O vidro traseiro faz relembrar a Lancia dos anos 70, no Beta HPE, com linhas horizontais envolventes que revisitam a famosa estrutura inspirada nas persianas venezianas, mas com uma reinterpretação moderna. As grandes superfícies vidradas enfatizam a luz natural, para recordar o conceito de "sensação caseira".
Interior inspirado no mobiliário italiano
O interior transmite um ambiente de espaço eclético inspirado pelo design de interiores, pela atmosfera das casas italianas, pela arquitetura fluida com grande atenção aos detalhes.
A inspiração no design do mobiliário italiano transparece no tapete redondo e nos bancos dianteiros, inspirados nas poltronas Maralunga, desenhadas por Vico Magistretti para a Cassina. São duas poltronas individuais e independentes, com proporções únicas e com um arrojado tratamento cromático.
As formas geométricas são também expressas nas mesas redondas, na consola central e no painel de instrumentação, o que subverte a abordagem automóvel e se baseia numa icónica peça única e arredondada em vidro, entrecortada por divisões claras.
LEIA TAMBÉM
É o renascimento em curso. Inaugurado o primeiro showroom da nova Lancia
As grandes superfícies vidradas ajudam a inundar de luz natural o compartimento dos passageiros. Tal resulta na criação de um ambiente acolhedor, um espaço de vida, que transmite a típica atmosfera quente das casas italianas.
Por fim, as persianas relembram o icónico Lancia Beta HPE e o mundo da arquitetura, projetando luzes e sombras naturais no compartimento dos passageiros, tornando-se, na sua secção central, num elemento tecnológico luminoso que interage com a interface S.A.L.A. e as suas funções.